Topo

Ginasta de lesão chocante é engenheira espacial e esperava salto perfeito

Michael Wade/Icon Sportswire via Getty Images
Imagem: Michael Wade/Icon Sportswire via Getty Images

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

09/04/2019 04h00

Quando se preparou para se apresentar pela Universidade de Auburn na última sexta-feira (05), Samantha Cerio tinha a expectativa de que daria um salto perfeito no torneio regional de Baton Rouge da NCAA (a liga universitária de esportes dos EUA). Líder da equipe, a garota tinha experiência de sobra para completar a rotina no solo e ganhar os aplausos do público. Mas não foi o que aconteceu.

Uma queda errada fez com que a jovem de 22 anos deixasse o ginásio em uma ambulância, com as duas pernas quebradas e com a certeza de que não voltará a competir.

No domingo (07), Samantha anunciou a aposentadoria após passar por uma cirurgia para reparar os ligamentos dos dois joelhos.

"Eu não poderia estar mais orgulhosa de ser a pessoa que a ginástica me fez ser", disse no comunicado de despedida do esporte. "Isso não termina da forma que eu planejei, mas nada acontece como planejamos".

A atleta se dedicou ao esporte ao longo dos últimos 18 anos e a aposentadoria forçada foi um verdadeiro baque em Auburn. Instituição e alunos fizeram de tudo para apoiar Samantha em um momento de dificuldade.

Todo o carinho tem uma explicação. A ginasta é vista como ícone na universidade e exemplo a ser seguido devido ao empenho no esporte e, principalmente, nos estudos.

Samantha é aluna do curso de engenharia espacial de Auburn e tem o sonho de construir foguetes. Mais do que isso, ela tinha o intuito de mostrar que uma pessoa é capaz de ter alta performance nos estudos e esporte de forma simultânea.

"Eu só quero ser capaz de mostrar às pessoas que os alunos-atletas são capazes de fazer mais coisas do que apenas olhar para si mesmos e se concentrar em seus esportes. Eles são capazes de se concentrar em coisas como a escola. Eles são capazes de se concentrar em suas comunidades e como elas tratam as pessoas", disse em entrevista ao site da universidade.

Parte do sonho de Samantha foi interrompido na sexta-feira. Após a queda, a ginasta foi levada às pressas para um hospital e passou por uma cirurgia ontem (07). O técnico da equipe de ginástica artística de Auburn, Jeff Graba, divulgou um comunicado dizendo que o procedimento médico foi um sucesso e exaltando o espírito da ginasta.

"Sam é uma lutadora e está com um ótimo espírito. Nós não poderíamos ter uma líder melhor para o time", afirmou o treinador.

Samantha deve deixar o hospital nos próximos dias. O tempo de recuperação ainda não foi divulgado.