Topo

Dupla brasileira coloca país na disputa de mundial de golfe após 11 anos

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/11/2009 21h08

Onze anos depois de sua última participação na World Cup, principal torneio de golfe de duplas do mundo, o Brasil volta a ter uma dupla representante: Rafael Barcellos e Ronaldo Francisco. A competição irá distribuir US$ 5,5 milhões em prêmios e terá a participação de 56 jogadores de 28 países.

De malas prontas, os brasileiros - que encaram a participação no torneio como um sonho - têm voo marcado para a próxima terça-feira. De São Paulo eles seguem para Londres, onde fazem uma curta escala e depois partem para Hong Kong, na China, local da disputa do Omega Missions Hills World Cup 2009, que será realizado entre os dias 26 e 29, na cidade de Shenzen, localizada a 32 quilômetros de Hong Kong.

A viagem antecipada acontece – segundo os próprios golfistas – para uma melhor adaptação ao fuso horário. Segundo a PGA (Associação dos Profissionais de Golfe) do Brasil, os dias 23 e 24 serão destinados apenas aos treinamentos. Já no dia 25 acontece a realização de um Pro-Am (torneio entre profissionais e amadores).

A missão dos brasileiros em Hong Kong não será fácil. Entre os participantes da World Cup 2009 estão o espanhol Sergio García (nono do ranking mundial) e o sul-coreano Y. E. Yang, vencedor do PGA Championship - um dos quatro <i>majors</i> do circuito de golfe - desta temporada. Durante a disputa, ele superou o golfista número um do mundo, o norte-americano Tiger Woods. A melhor colocação do Brasil na World Cup aconteceu em 1979, quando Jaime Gonzales e Rafael Navarro terminaram a competição em 4º lugar.