Topo

Após polêmicas, Tiger Woods anuncia afastamento temporário do esporte

Tiger Woods e a esposa: um divórcio entre os dois custaria até 100 milhões de dólares ao golfista - AP
Tiger Woods e a esposa: um divórcio entre os dois custaria até 100 milhões de dólares ao golfista Imagem: AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/12/2009 22h26

O norte-americano Tiger Woods anunciou nesta sexta-feira que fará uma pausa temporária na carreira de golfista. Principal astro de sua modalidade, e atleta que mais rapidamente alcançou o faturamento de  US$1 bilhão, ele não estipulou um prazo para retornar às competições.

Em comunicado emitido em sua página oficial na internet, Woods, de 33 anos, alegou que esse período de afastamento servirá para reparar os erros que causou e para poder se reaproximar da família. Nesta sexta-feira, o tabloide inglês The Sun havia noticiado que a esposa do astro, a ex-modelo sueca Elin Nordegren, havia pedido que o norte-americano fizesse uma pausa na carreira. “O golfe ou eu”, teria dito ela.

De acordo com a imprensa internacional, Tiger Woods teria sido infiel a Nordegren, com quem é casado há cinco anos e possui dois filhos – uma menina de 2 anos e um garoto de 10 meses. O número 1 do mundo no golfe foi ligado a uma rede de amantes, que chegou a dez mulheres diferentes. A sueca, porém, rechaçou o divórcio – pelo menos até que os filhos tenham idade suficiente para lidar com a situação.

No comunicado em que anuncia seu afastamento do esporte, Woods se disse “completamente ciente da decepção e dor que sua infidelidade causou a muitas pessoas, sobretudo esposa e filhos”. Ele também diz que “quer reiterar a todos" que "está profundamente arrependido” e pede "perdão”, embora reconheça que talvez não seja possível reparar os danos que causou.

Todo o escândalo que culminou na aposentadoria provisória do golfista teve início há duas semanas, quando Tiger Woods se envolveu em um acidente automobilístico enquanto deixava sua residência, na madrugada de 27 de novembro. O golfista chocou seu carro contra uma árvore e um hidrante e sofreu cortes no rosto ao sair de sua propriedade, na Flórida.

Após o acidente, o norte-americano viu surgir uma série de notícias que especulavam sua infidelidade à esposa. Até mesmo a colisão do veículo teve duas versões: a primeira, que Nodegren havia usado tacos de golfe para socorrer o marido; a segunda, de que a sueca teria perseguido o atleta com o objeto, após uma briga do casal.

Confira o comunicado de Tiger Woods:

“Estou profundamente ciente da decepção e da dor que minha infidelidade causou a muitas pessoas, sobretudo à minha esposa e a meus filhos. Quero dizer novamente a todos que estou profundamente arrependido e peço perdão. Talvez não seja possível reparar os estragos que causei, mas vou fazer meu máximo para tentar

Gostaria de pedir compreensão a todos – inclusive a meus fãs, às pessoas de minha fundação, aos parceiros de negócios, à PGA Tour (Associação dos Golfistas Profissionais) e a meus companheiros de competição. O mais importante agora é que minha família tenha tempo, privacidade e segurança que vamos para lidarmos com este assunto.

Depois de muita busca espiritual, decidi fazer uma pausa indefinida no golfe profissional. Preciso focar minha atenção em ser um marido, um pai e uma pessoa melhor.

Novamente, peço privacidade à minha família e sou especialmente grato àqueles que ofereceram compaixão e preocupação durante este período difícil.”