Topo

No retorno, Woods quebra marcas pessoais e reconquista carinho do público

Ao lado de seu caddie Steve Williams, Woods dá a tacada inicial  no Masters de Augusta (EUA) - Jamie Squire/Getty Images/AFP
Ao lado de seu caddie Steve Williams, Woods dá a tacada inicial no Masters de Augusta (EUA) Imagem: Jamie Squire/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/04/2010 20h47

Depois de muita expectativa e polêmica por causa do escândalo sexual em que se envolveu, Tiger Woods voltou ao golfe. Se não mostrou as jogadas incríveis que o transformaram no maior golfista da história, ele conseguiu um recorde pessoal e o mais importante: quebrou o gelo e ganhou o carinho da torcida.

Woods terminou o primeiro dia de disputas no Masters de Augusta, na Geórgia, com quatro tacadas abaixo do par, atrás do líder Fred Couples (-6) e outros cinco adversários com -5.

Outros quatro golfistas atingiram a mesma marca de Woods, mas ainda assim ele teve seu melhor início em um torneio da série Masters e pela primeira vez conseguiu dois eagles (duas tacadas abaixo do par) na mesma rodada.

Antes da competição disputada no sudoeste dos Estados Unidos, Woods disse que ficaria bastante nervoso, mas demonstrou enorme tranquilidade no campo e passou com sucesso pelo teste mais difícil. No primeiro contato direto com o público foi bastante aplaudido e teve amplo apoio dos espectadores.

O momento mais esperado foi a tacada inicial. Estima-se que 20 milhões de pessoas tenham assistido à apresentação nos Estados Unidos. A bela tacada deixou a bola no meio do Fairway, considerado o local ideal para o início, e atraiu muitos aplausos e assovios. Woods foi agrupado com o compatriota Matt Kuchar e o sul-coreano K.J. Choi.

O norte-americano começou com desempenho abaixo do que se espera dele. Cometeu erros infantis nos buracos 12, 13 e 14, mas continuou na briga com duas tacadas abaixo do par. Ainda assim conseguiu dar a volta por cima e, com dois eagles, terminou com quatro tacadas abaixo do par no primeiro dia de competições.

O golfista havia competido pela última vez em novembro do ano passado, quando venceu o Australian Masters, em Melbourne. Pouco depois explodiria o escândalo extraconjugal que mudou sua vida, impressionou torcedores, mobilizou a imprensa e afastou patrocinadores, que romperam contrato com o atleta.

A história veio à tona após um misterioso acidente de carro em que bateu em uma árvore e acabou revelando uma vida conjugal marcada por traições e um declarado vício em sexo.

Woods ficou internado em uma clínica e três meses depois decidiu quebrar o silêncio. Em fevereiro, fez um pronunciamento transmitido ao vivo pela televisão norte-americana e pediu desculpas pelo escândalo publicamente. Emocionado, conseguiu comover o público ao admitir que precisava de ajuda e que continuaria o tratamento para curar sua doença.