Topo

Brasil engatinha em número de praticantes de golfe

Fernando Itokazu<br>Da Folhapress

Em São Paulo

11/03/2011 09h02

No centro das atenções do cenário do golfe internacional, o Brasil ainda engatinha no esporte. A CBG (Confederação Brasileira de Golfe) estima em 25 mil o número de praticantes no país, sendo metade federada. Existem 110 campos e 30 projetos em diferentes estágios.

Nos EUA, são cerca de 16 mil campos e 30 milhões de praticantes. A comparação com a Argentina mostra o tamanho do esporte no Brasil.

Com cerca de 20% da população brasileira, o país vizinho conta com cerca de 80 mil golfistas e 290 locais para a prática do esporte, com vários campos públicos.

O Brasil tem só um representante no PGA Tour (o mais bem pago circuito do golfe mundial). Trata-se do paulista Alexandre Rocha, que encerrou um período de quase 30 anos sem brasileiros na disputa.

Quatro argentinos têm o cartão do PGA, que permite ao atleta disputar o circuito sem precisar de convite. Sendo que Angel Cabrera, 41, já conquistou o Masters e o US Open.

Com o British Open (ou The Open) e o PGA Championship, esses torneios são os Majors e têm a mesma importância dos Grand Slams no tênis.