Topo

Tiger Woods é vítima de comentário racista e rival pede desculpas

Golfista norte-americano foi alvo de piada de mau gosto feita por rival espanhol - David Cannon/Getty Images
Golfista norte-americano foi alvo de piada de mau gosto feita por rival espanhol Imagem: David Cannon/Getty Images

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

22/05/2013 08h19

Tiger Woods foi vítima de um comentário considerado racista de um de seus rivais no golfe. Durante uma cerimônia realizada nesta terça-feira, Sergio Garcia fez uma piada de mau gosto com o norte-americano. Diante da repercussão negativa de seu comentário, o espanhol se desculpou algumas horas depois.

A piada infeliz foi feita durante o jantar de premiação do European Gala. Steve Sands, apresentador do Golf Channel, perguntou a Garcia se ele convidaria Woods para comer em algum dia da disputa do Aberto dos EUA. A resposta dada pelo espanhol foi considerada racista. “Nós o teremos à mesa todas as noites. Vamos servir frango frito para ele”, disse.

A explicação do teor racista do comentário de Garcia está no fato de que nos EUA os escravos recebiam frango frito como refeição todos os dias. Esta não foi a primeira vez na qual Woods sofreu com o uso do termo. Em 1997, durante o Masters de Augusta, Fuzzy Zoeller fez o mesmo tipo de piada infeliz após ganhar o torneio. Ele perdeu dois patrocinadores após a polêmica.

A repercussão negativa do caso fez Garcia se desculpar com o golfista norte-americano. “Peço desculpas por qualquer ofensa que meu comentário possa ter causado. Respondi a uma pergunta que me fizeram em tom cômico e foi um simples comentário tolo, mas de forma alguma racista”, afirmou o espanhol em comunicado oficial.

Garcia e Woods mantém uma relação tensa, que atingiu seu ápice no começo deste mês durante a disputa do torneio The Players. Durante a competição, o norte-americano decidiu trocar de taco e Garcia alegou que isto atrapalhou a concentração dele. O espanhol disse que o rival “não teve respeito algum” por ele.