Topo

Após piada racista sobre Woods, rival é criticado por patrocinador

Sergio Garcia (e.) cumprimenta o rival norte-americano Tiger Woods - AP Photo/Gerald Herbert
Sergio Garcia (e.) cumprimenta o rival norte-americano Tiger Woods Imagem: AP Photo/Gerald Herbert

Do UOL, em São Paulo

23/05/2013 18h40

O espanhol Sergio Garcia não saiu ileso de uma piada infeliz que fez sobre Tiger Woods durante a cerimônia de premiação do European Gala na última quarta-feira. Apesar de pedir desculpas ao rival por ter feito um comentário racista, o espanhol levou bronca de seu patrocinador, a TaylorMade, marca de materiais esportivos ligada à Adidas.

Em comunicado oficial, a empresa lamentou o comportamento do atleta e classificou-o como "fora dos limites".

"O comentário de Sérgio Garcia foi ofensivo e não faz jus aos valores da TaylorMade, nem com a cultura da nossa empresa. Conversamos diretamente com o Sérgio e ele falou que está arrependido, o que acreditamos ter sido sincero. Dissemos que seus comentários claramente ultrapassaram os limites e ainda estamos avaliando o caso", declarou a empresa.

A brincadeira polêmica ocorreu durante o jantar de entrega de prêmios do European Gala, quando o apresentador do Golf Channel, Steve Sands, perguntou a Garcia se ele convidaria Woods para comer em algum dia da disputa do Aberto dos EUA. A resposta considerada racista foi: "Nós o teremos à mesa todas as noites. Vamos servir frango frito para ele", disse.

A frase foi relacionada à época de escravidão dos EUA, quando os servos recebiam apenas frango frito de seus donos para comer.

A repercussão negativa do caso fez Garcia se desculpar com o golfista norte-americano. "Peço desculpas por qualquer ofensa que meu comentário possa ter causado. Respondi a uma pergunta que me fizeram em tom cômico e foi um simples comentário tolo, mas de forma alguma racista", afirmou o espanhol em comunicado oficial.