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Tiger renova com a Nike e segue como o atleta que mais fatura no mundo

Patrocinado pela Nike desde 1996, Tiger Woods faturou US$ 65 milhões com patrocínios no último ano - David Cannon/Getty Images
Patrocinado pela Nike desde 1996, Tiger Woods faturou US$ 65 milhões com patrocínios no último ano Imagem: David Cannon/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/07/2013 16h22

A Nike anunciou nesta quarta-feira a renovação do contrato de patrocínio ao golfista Tiger Woods. Detalhes sobre o novo documento ainda não foram revelados, mas o negócio reafirmará o norte-americano como o atleta que mais fatura com parcerias comerciais no esporte mundial.

“Nós estamos felizes por anunciar que continuaremos com Tiger Woods. Ele é um dos nossos atletas mais emblemáticos”, disse Cindy Davis, presidente da divisão Nike Golf, em comunicado oficial publicado no site da “ESPN” nos Estados Unidos.

Segundo a revista “Forbes”, Woods amealhou US$ 65 milhões com aportes no último ano. Ele dividiu com o tenista suíço Roger Federer a condição de atleta que mais faturou com patrocínios.

Como também lucrou US$ 13,1 milhões em competições, Woods foi, de acordo com o ranking da revista, o esportista que mais faturou. Ele atingiu receita de US$ 78,1 milhões no período – o ranking foi publicado em junho deste ano. Federer, com US$ 71,5 milhões, ficou em segundo na lista.

Na próxima edição do ranking, o novo contrato de Woods com a Nike deve fazer com que a distância entre os dois atletas fique ainda maior. Contudo, o valor do negócio da empresa com o golfista é mantido em sigilo.

Histórico - Woods é patrocinado pela Nike desde 1996, ano em que o norte-americano se tornou profissional. O primeiro contrato com a marca teve cinco anos de duração e rendeu US$ 40 milhões ao jogador de golfe.

Em 2001, Woods assinou um novo contrato de cinco anos com a Nike. O valor desse negócio não é público, mas o site norte-americano da “ESPN” estima que o jogador tenha faturado US$ 20 milhões por ano.

O terceiro contrato de Woods com a Nike teve sete anos de duração. Nesse período, o atleta e a companhia passaram por uma série de mudanças.

Para Woods, as mudanças foram drásticas. Em 2009, meses depois de ter sido o primeiro atleta da história a atingir US$ 1 bilhão com patrocínios, cachês e premiações, o golfista iniciou uma derrocada causada por problemas pessoais. Uma briga com a mulher deflagrou um escândalo de seguidas histórias de adultério.

O caso acabou com o casamento do jogador – o divórcio foi confirmado em agosto do ano seguinte – e o levou a ficar longe das competições durante cinco meses. O norte-americano deixou em outubro de 2010 o primeiro posto do ranking mundial, condição que ele só retomou em março desta temporada.

Os sete anos do atual contrato com Woods também mudaram muito a história da Nike Golf. O período marcou a consolidação da divisão, que faturou US$ 623 milhões no ano fiscal 2011.

Em janeiro deste ano, a Nike apresentou como garoto-propaganda o jogador britânico Rory McIlroy, que na época era o número 1 do ranking mundial de golfe. Ele receberá US$ 15 milhões por ano para usar produtos da marca.