Tiger renova com a Nike e segue como o atleta que mais fatura no mundo
A Nike anunciou nesta quarta-feira a renovação do contrato de patrocínio ao golfista Tiger Woods. Detalhes sobre o novo documento ainda não foram revelados, mas o negócio reafirmará o norte-americano como o atleta que mais fatura com parcerias comerciais no esporte mundial.
“Nós estamos felizes por anunciar que continuaremos com Tiger Woods. Ele é um dos nossos atletas mais emblemáticos”, disse Cindy Davis, presidente da divisão Nike Golf, em comunicado oficial publicado no site da “ESPN” nos Estados Unidos.
Segundo a revista “Forbes”, Woods amealhou US$ 65 milhões com aportes no último ano. Ele dividiu com o tenista suíço Roger Federer a condição de atleta que mais faturou com patrocínios.
Como também lucrou US$ 13,1 milhões em competições, Woods foi, de acordo com o ranking da revista, o esportista que mais faturou. Ele atingiu receita de US$ 78,1 milhões no período – o ranking foi publicado em junho deste ano. Federer, com US$ 71,5 milhões, ficou em segundo na lista.
Na próxima edição do ranking, o novo contrato de Woods com a Nike deve fazer com que a distância entre os dois atletas fique ainda maior. Contudo, o valor do negócio da empresa com o golfista é mantido em sigilo.
Histórico - Woods é patrocinado pela Nike desde 1996, ano em que o norte-americano se tornou profissional. O primeiro contrato com a marca teve cinco anos de duração e rendeu US$ 40 milhões ao jogador de golfe.
Em 2001, Woods assinou um novo contrato de cinco anos com a Nike. O valor desse negócio não é público, mas o site norte-americano da “ESPN” estima que o jogador tenha faturado US$ 20 milhões por ano.
O terceiro contrato de Woods com a Nike teve sete anos de duração. Nesse período, o atleta e a companhia passaram por uma série de mudanças.
Para Woods, as mudanças foram drásticas. Em 2009, meses depois de ter sido o primeiro atleta da história a atingir US$ 1 bilhão com patrocínios, cachês e premiações, o golfista iniciou uma derrocada causada por problemas pessoais. Uma briga com a mulher deflagrou um escândalo de seguidas histórias de adultério.
O caso acabou com o casamento do jogador – o divórcio foi confirmado em agosto do ano seguinte – e o levou a ficar longe das competições durante cinco meses. O norte-americano deixou em outubro de 2010 o primeiro posto do ranking mundial, condição que ele só retomou em março desta temporada.
Os sete anos do atual contrato com Woods também mudaram muito a história da Nike Golf. O período marcou a consolidação da divisão, que faturou US$ 623 milhões no ano fiscal 2011.
Em janeiro deste ano, a Nike apresentou como garoto-propaganda o jogador britânico Rory McIlroy, que na época era o número 1 do ranking mundial de golfe. Ele receberá US$ 15 milhões por ano para usar produtos da marca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.