Topo

Seleção brasileira juvenil feminina inicia treinos para o Sul-Americano

07/03/2003 14h46

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira juvenil feminina de handebol vai se reunir a partir deste sábado, em Ilha Solteira (SP), para cumprir a primeira etapa de treinamentos visando ao Campeonato Sul-Americano.

A comissão técnica terá até o dia 15 deste mês para definir quais das 28 atletas pré-convocadas formarão o grupo de 16 que irá defender o país na competição. O Sul-Americano será realizado em Toledo (PR) neste primeiro semestre (a data está sendo definida) e inclui jogadoras nascidas nos anos de 1985 e 1986.

De acordo com o supervisor da seleção, Newton Trindade Júnior, as jogadoras são experientes e passarão por diversos testes. "Iremos avaliar como as atletas estão física e tecnicamente. Estas garotas formaram a base da equipe que conquistou o título continental no ano passado, além do Pan-Americano em 2001", lembrou.

Além disso, o Brasil tem como trunfo as atletas que foram campeãs do Mundialito, realizado no final de janeiro em Lisboa, paralelamente ao Campeonato Mundial adulto masculino.

São elas a goleira Karen Baptistella (Corinthians), as pontas Flávia Nascimento (Guaru) e Aline Brandão (Guaru), a pivô Graziella Selegrine (Cascavel) e as armadoras Eduarda Amorim (Metodista), Mariana Porto (Guaru), Jéssica Fogatto (Jundiaí), Amanda Cartano (Águias de Nova Gerte), Bruna de Oliveira (Lindóia), Mayara de Moura (Maringá) e Jaicilene da Silva (Cascavel).

"O Brasil tem ótimas equipes femininas nas categorias de base, tanto que cada vez mais chegamos perto da escola européia - uma prova disto é o Mundialito. No continente, somos a principal força juvenil feminina e isto se deve à continuidade do trabalho que é feito na seleção", explicou Trindade.

Além das atletas que conquistaram o título do Mundialito, foram convocadas para esta primeira etapa de treinamentos: as goleiras Bárbara Elisabeth (Nova Hamburgo), Juliana Santos (Águias de Nova Gerte), Josiane Hellmann (Adblu) e Chaiana Ariane (PM de Roncador).

E mais: as pontas Alice Maria (Cascavel), Valdenice Clemente (Cascavel), Brunna Martins (Nova Hamburgo) e Milla Lopes (Cascavel); as pivôs Renata Alves (Cascavel), Patrícia Massoco (Osasco) e Amanda Cordeiro (Mauá); e as armadoras Giórgia Márcio (Cascavel), Carolina Hoffmann (CR Mentz), Ana Carolina Knosel (Mauá), Franciele Laguna (Adblu), Ana Carolina (Maringá) e Melina Barucki (Guaru).