Topo

Presidente da CBHb espera alto nível nas Ligas nacionais

01/09/2003 16h16

Da Redação
Em São Paulo

O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz de Oliveira, está otimista para as Ligas Nacionais feminina e masculina deste ano, que têm início nesta semana. O torneio feminino tem estréia marcada no dia 4, enquanto que os atletas do masculino iniciam a disputa no dia 11.

A Liga Nacional feminina segue até o início de novembro, devido à participação da seleção brasileira no Mundial da Croácia, que será realizado entre 30 de novembro e 14 de dezembro. Já a competição masculina termina em meados de dezembro.

Segundo o presidente, a expectativa é extremamente positiva. "No ano passado, tivemos menos clubes participando da competição. Este ano, a Liga Feminina vai contar com a volta da equipe da Ulbra, e a masculina com a presença de times cariocas e mineiros. Com certeza, o campeonato vai ter um nível melhor e vai proporcionar grandes espetáculos para o público."

Oliveira disse que as medalhas de ouro conquistadas pelas seleções feminina e masculina no Pan-Americano de Santo Domingo deram motivação para modalidade.

"As conquistas motivaram os atletas e os clubes, além de ter dado uma bela repercussão. O fato de a Liga contar com medalhistas será um atrativo a mais para a competição, o que levará mais torcedores aos ginásios", declarou o presidente.

O torneio feminino contará com oito equipes: Unimed ABC/Santo André, CER Águias de Nova Gerte, AEVV/Univila, CE Mauá/Universo, Ulbra/São José do Rio Preto, Metodista/MESC/São Bernardo, Unicel/Osasco e São Paulo/Guaru.

Na fase classificatória, as equipes jogarão entre si em turno e returno. As quatro melhores classificadas seguem para as semifinais, que serão disputadas em cruzamento olímpico, em melhor de dois jogos. Os vencedores brigam pelo ouro da competição, também em duas partidas. O atual campeão da Liga Nacional é o Guaru/Palmeiras.

A Liga Nacional Masculina será disputada da mesma forma na fase classificatória. As mudanças aparecem nas semifinais e nas finais, que serão jogadas em melhor de três confrontos.

Os representantes do campeonato masculina são: Unifil Londrina/C. Londrinense, E.C. Pinheiros, Clube Olímpico Maringá, ADIEE/FME/Florianópolis, Ipatinga/Aspas 7 de Outubro, Metodista/São Bernardo, Rio Handebol Clube e IMES/Santa Maria/São Caetano. Metodista/São Bernardo, última campeã, briga pelo sétimo título.