Topo

Guaru e Mauá iniciam decisão da Liga Nacional feminina nesta quarta

04/11/2003 16h08

Da Redação
Em São Paulo

Pela quinta vez na história, o título da Liga Nacional feminina de handebol está entre São Paulo/Guaru e Mauá/Universo. Os times iniciam a final nesta quarta-feira, às 20h30, no Ginásio Paschoal Thomeo, em Guarulhos.

O segundo e decisivo confronto das finais está marcado para sábado, em São Gonçalo. A equipe carioca tem a vantagem de definir em casa por ter sido líder da fase classificatória.

O elenco de Guarulhos participou de todas as seis finais da Liga, ficando com os títulos das edições de 1997, 2000, 2001 e 2002. Já o Mauá/Universo levou a melhor em 1999, mas amargou o vice em 1997, 2000 e 2001.

Mesmo com vantagem no retrospecto, a técnica do São Paulo/Guaru, Marisa Cecília Loffredo, espera muito equilíbrio na decisão. "Os jogos com o Mauá sempre são decididos em detalhes. Tanto que a responsabilidade da arbitragem é grande, pois uma interpretação errada pode dar o título para uma das equipes", comentou a treinadora.

Por outro lado, o Mauá/Universo venceu duas das três decisões disputadas entre as duas equipes nesta temporada. Representando a cidade de Paulínia, levou o ouro do Campeonato Paulista e dos Jogos Abertos do Interior, enquanto o São Paulo/Guaru venceu a Taça Brasil.

"Nós nos encontramos várias vezes nesta temporada e sempre as brigas foram boas", recordou a técnica Norma Nascimento Barbosa, que dirige o elenco carioca.

"Apesar do tempo curto, estamos tentando armar algumas mudanças táticas para surpreender o adversário. Acredito que elas estão fazendo a mesma coisa", completou.

O time que ganhar a partida inicial terá a vantagem de ficar com o título caso vença novamente o segundo jogo - a equipe perdedora precisará vencer no tempo normal e na prorrogação.

Os jogos das finais não poderão terminar empatados. Em caso de igualdade, haverá prorrogação (de dois tempos de cinco minutos cada) e, persistindo o resultado, cobranças de sete metros.

No ginásio do Clube MESC, em São Bernardo do Campo, Metodista/MESC/São Bernardo e Unimed ABC/Santo André entram em quadra às 18h pela medalha de bronze.