Topo

Mauá e São Paulo decidem neste sábado a Liga Nacional feminina

07/11/2003 17h26

Da Redação
Em São Paulo

Mauá/Universo e São Paulo/Guaru fazem neste sábado o segundo e decisivo confronto das finais da Liga Nacional feminina de handebol. A partida está marcada para as 10h30, no Ginásio Sidney Monteiro, em São Gonçalo, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil.

Além de ter sido o líder da fase classificatória, o que rendeu o direito de decidir o título em casa, o time carioca venceu o primeiro duelo por 31 a 30. Assim, o São Paulo precisa ganhar no tempo normal e na prorrogação (de dois tempos de cinco minutos) para levar a medalha de ouro. O bronze ficou com a Metodista/MESC/São Bernardo.

A pivô Dara, do Mauá, disse que as comemorações da primeira vitória terminaram. "Levando em consideração a união do grupo, que está fechado no objetivo de ser campeão, não estamos no clima do 'já ganhou'. Somente depois do apito final que queremos comemorar."

Mas, na opinião da jogadora, não será nada fácil. "O São Paulo/Guaru é uma equipe muito forte e vai entrar com força total. Se mantivermos o nosso ritmo, sem partir para ações individuais, e tivermos a felicidade de acertar o gol, poderemos decidir o jogo nos contra-ataques. Nossa defesa está num bom nível", analisou a pivô, que está em terceiro lugar na artilharia geral com 97 gols anotados.

Sílvia Helena, armadora do São Paulo, está apostando as suas fichas na experiência da equipe. "Estamos empenhadas em buscar esta vitória. Para isso, é fundamental ter controle emocional. E a experiência vale muito nos momentos decisivos."

Para a atleta, responsável por 76 gols da campanha do elenco paulista, a derrota na primeira partida já passou. "Esquecemos o outro jogo, só estamos pensando no que temos de melhorar. Os pontos fundamentais são acertar o sistema defensivo e as finalizações."

E, certamente, equilíbrio é algo que não irá faltar na decisão. "Estamos concentradas em tudo que podemos fazer de melhor. São duas equipes muito fortes, que sempre decidem os jogos nos detalhes", concluiu.

O elenco de Guarulhos participou de todas as seis finais da Liga, ficando com os títulos das edições de 97, 2000, 2001 e 2002. O Mauá/Universo levou a melhor em 99, mas amargou o vice em 97, 2000 e 2001.