Topo

Clubes não liberam atletas, e seleção masculina muda nove jogadores

13/11/2003 15h53

Da Redação
Em São Paulo

Por causa da pressão de três clubes, o técnico da seleção brasileira masculina de handebol, Alberto Rigolo, foi obrigado a mudar sua convocação para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado entre 17 e 21 deste mês, em Mar del Plata, Argentina.

Pinheiros, IMES/Santa Maria/São Caetano e Unifil Londrina/Colégio Londrinense não liberaram seus atletas para a seleção. Diante disso, Rigolo divulgou uma nova lista de jogadores nesta quinta-feira.

"Não queremos discutir os motivos nem criar polêmica. Isto mexeu com o nosso planejamento, mas não mudou o objetivo, que é buscar o título do Sul-Americano", afirmou o treinador.

Ao lado da Metodista/São Bernardo, as três equipes estão nas semifinais da Liga Nacional, que começam no dia 26. "A convocação inicial procurou mexer o menos possível com os clubes", garantiu Rigolo.

A outra opção do treinador foi investir no entrosamento, convocando a base do elenco de São Bernardo, que também é dirigido por ele. "Enquanto perdemos no aspecto individual, por não podermos contar com atletas em momentos melhores, ganhamos no conjunto, no tempo de bola e no conceito tático", comparou.

Assim, além do ponta-esquerda Jair Henrique Alves Júnior (Clube Olímpico de Maringá), a nova lista passa a ter outros três jogadores que fizeram parte da conquista do ouro dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, República Dominicana: o central Alexandre Folhas, o pivô Daniel Baldacin e o ponta-esquerda Helinho, da Metodista/São Bernardo.

O pivô Jardel Pizzinatto, que estava na lista inicial e atuou no Pan, joga no EC Pinheiros, assim como o central Bruno Felipe de Santana, capitão da Seleção Júnior, e o goleiro Luiz Ricardo do Nascimento.

Os outros atletas que não foram liberados são o goleiro Jaime Souza Torres, o central Marcos Antonio Cezar e o ponta-direita Fernando Pacheco Filho, os três do IMES/São Caetano; e o armador-direito Edinaldo Rodrigues da Silva, o armador-esquerdo Carlos Firmo Batista dos Santos e o pivô Alexandre Rodrigues da Silva, do Unifil Londrina/Colégio Londrinense.

Apesar dos desfalques, a Seleção Masculina se apresentou hoje no Ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP), onde segue treinando até domingo, quando viaja para Mar Del Plata. O Brasil estréia no Sul-Americano diante do Paraguai no dia 17.

Convocados: os goleiros Maik Ferreira dos Santos (Metodista/São Bernardo) e Eduardo Neres Santana (Ipatinga/Aspas 7 de Outubro); os centrais Ivan Bruno Maziero, o Macarrão (Metodista/São Bernardo), Rodrigo Santiago Resende (Metodista/São Bernardo), Diogo Kent Hubner (Metodista/São Bernardo) e Alexandre Flávio R. Folhas (Metodista/São Bernardo); os armadores-esquerdos Agberto Correa de Matos (Metodista/São Bernardo) e Gustavo Nakamura Cardoso (Metodista/São Bernardo); os armadores-direitos Cyrillo Rocha P. Avelino (Rio Handebol Clube) e Adalberto Pereira da Silva (Metodista/São Bernardo, que também joga de pivô); os pivôs Daniel Baldacin (Metodista/São Bernardo) e Danilo Paulino da Silva (Metodista/São Bernardo); os pontas-esquerdas Milton Geovanni Bergamaschi (Metodista/São Bernardo), Jair Henrique Alves Júnior (Clube Olímpico de Maringá) e Hélio Lisboa Justino (Metodista/São Bernardo); e o ponta-direita David Augusto P. Nunes (Metodista/São Bernardo).