Topo

Brasil perde para concorrente direto em estréia no Mundial feminino

02/12/2003 16h29

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira feminina de handebol estreou com derrota no Campeonato Mundial. Na tarde desta terça-feira, a equipe dirigida por Alexandre Schneider fez um bom primeiro tempo, mas acabou perdendo para a Croácia, anfitriã do torneio, por 32 a 25, pelo Grupo A da competição.

O resultado foi desastroso para as brasileiras, pois a Croácia é uma adversária direta em busca de uma das três vagas para a segunda fase. Agora, o Brasil enfrenta a França, às 17h desta terça-feira, novamente na cidade de Split.

Dessa vez, o Brasil terá pela frente um adversário um pouco mais forte, já que a França ficou em sexto lugar nas Olimpíadas de Sydney e em quinto no Mundial da Itália, em 2001 -o melhor resultado da Croácia em torneios internacionais foi o sexto lugar no Mundial de 1995.

A obrigação de vitória contra as francesas, no entanto, é maior, já que um time com três derrotas fica praticamente eliminado, e o Brasil ainda teria de enfrentar Sérvia e Montenegro e Espanha, outras grandes forças da modalidade.

E o próprio treinador brasileiro confirma o favoritismo francês. "Já tivemos algumas informações, já vimos fitas de vídeo", comenta Schneider. "É uma das favoritas ao título. O que aconteceu hoje pode desmotivar as meninas, mas precisamos trabalhar esse lado psicológico para que mostremos a elas que, se fizermos um jogo consistente podemos surpreender a França."

Em outro jogo do Grupo A já encerrado, nesta terça-feira, Sérvia e Montenegro derrotou a Austrália por 41 a 18.

Atual campeão pan-americano, até com bastante facilidade (venceu a Argentina por 40 a 15 na decisão), o Brasil foi envolvido pelas croatas no início da partida e permitiram que as adversárias abrissem vantagem de 5 a 3.

Aos poucos, o time de Alexandre Schneider se recuperou e, usando bem as jogadas pela ponta, com Pará, conseguiu encostar. Nesse momento, a força de Chicória desequilibrava a partida. O Brasil virou e chegou a fazer 11 a 8, com 5 gols da armadora do Mauá/Universo.

Até o fim do primeiro tempo, a Croácia ainda deu a volta por cima e reforçou a marcação, reduzindo a diferença para 12 a 11.

Na etapa final, o Brasil começou desatento e cometendo muitos erros. A Croácia soube aproveitar muito bem as falhas de marcação e tinha ampla vantagem nas jogadas com a pivô Mitrovic. Assim, a seleção européia virou o jogo para 16 a 11 em pouco mais de três minutos.

A partir daí, as brasileiras não conseguiram ter o mesmo rendimento que conseguiu na metade do primeiro tempo. O talento de Chicória já era mais bem marcado e, o Brasil só conseguia anotar gols por meio de infiltrações. Ficou fácil para a Croácia administrar a vantagem e somar a primeira vitória na competição.

O Brasil entrou neste Campeonato Mundial com o objetivo de melhorar o desempenho obtido na Itália. A 12ª colocação, porém, dificilmente será repetida, já que o time está com vários desfalques e a preparação não foi considerada a ideal.

Dessa forma, o treinador pretende aproveitar a competição como uma espécie de preparação para as Olimpíadas de Atenas. A vaga já foi assegurada com o título dos Jogos Pan-americanos, em Santo Domingo.

Clique aqui para conferir a classificação atualizada do Mundial da Croácia