Topo

Brasil perde da Coreia na preparação para o Mundial feminino de handebol

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/11/2009 10h05

A seleção brasileira feminina de handebol foi derrotada na manhã desta sexta-feira, em partida válida como preparação para o Mundial da modalidade, que será realizado no início de dezembro, na China. O time disputa torneio amistoso na Coreia do Sul e foi derrotado pela equipe da casa pelo placar de 30 a 28.

Foi a primeira partida da equipe comandada por Morten Soubak, da Dinamarca, nesta série pré-Mundial realizada na Ásia. A intenção da equipe brasileira é realizar os ajustes finais para a estreia no Mundial, em 5 de dezembro, contra a França.

Contra as coreanas, um time forte e rápido, detentor do bronze em Pequim-2008, o Brasil deixou o primeiro tempo em desvantagem ainda maior, perdendo por 15 a 11. Na etapa final, no entanto, o aproveitamento melhorou e quase foi possível brigar pelo empate.

“Tiramos muitas coisas positivas desse jogo, até mesmo o resultado. Perder por apenas dois gols jogando na casa delas, com torcida e com as condições de preparação que elas estão tendo, nos deixa contentes. Claro que sempre queremos a vitória e chegamos perto dela, mas fiquei satisfeito”, disse Morten.

“Em relação a nossa última derrota, para a França (na final do Torneio da França, no último domingo), sinto que hoje a equipe está mais responsável na hora de recuperar os erros, tanto na defesa, quanto no ataque”, adicionou o dinamarquês.

O Brasil teve como artilheira Jaqueline, com oito gols. Além dela, marcaram Ana Paula (5), Flávia (4), Sílvia Helena (3) e Célia, Dara, Fernanda e Duda (2 gols cada).

O Brasil volta à quadra para mais duas partidas no torneio. No sábado, as representantes nacionais medirão forças com as africanas de Angola (às 2h, horário de Brasília), enquanto no domingo o embate será travado diante da Austrália (às 4h).

No último Mundial, realizado em 2007 na França, o Brasil foi apenas o 14º, posição abaixo do esperado, já que a seleção vinha evoluindo no cenário internacional. Integrante do grupo A, com sede na cidade chinesa de Wuxi, a equipe terá Suécia, Dinamarca, Congo e Alemanha como rivais da primeira fase, além das francesas.