Topo

Brasil dificulta, mas perde de campeãs olímpicas na prévia do Mundial

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/12/2009 16h13

Com apenas dois dias para a estreia do Campeonato Mundial, a seleção feminina de handebol enfrentou a Noruega, atual campeã olímpica, em um jogo preparatório, disputado na noite desta quinta-feira, na cidade de Suzhou, na China, e foi superada por 26 a 25. A partida foi dividida em três tempos de 20 minutos e todos foram equilibrados. Na primeira parte, o Brasil venceu por 10 a 9 e depois encerrou a segunda perdendo por 16 a 17.

O resultado foi considerado bastante positivo pelo técnico do Brasil, Morten Soubak. “Estou muito contente com o jogo. Combinamos com a Noruega de fazer três tempos e, assim, pudemos testar três defesas diferentes. O que me deixou satisfeito é que, com as três, conseguimos equilibrar o jogo e isso dá mais confiança às nossas jogadoras”, explicou o treinador dinamarquês.

Apesar de satisfeito, o técnico cobrou um ponto que precisa melhorar na seleção. “Na minha opinião, o contra-ataque da Noruega é o melhor do mundo e eles aproveitaram demais disso contra a gente. Cinquenta por cento dos gols deles foram em contra-ataque e isso mostra que, contra um time desse nível, não podemos errar tanto. Qualquer erro é chance de gol para o adversário. Temos que melhorar nesse sentido”, destacou Morten Soubak.

Morten não pôde utilizar a goleira Mayssa, que sofreu uma leve torção no tornozelo durante o treinamento e foi poupada. Mas o treinador contou com grandes atuações de Darly e Bárbara.

Célia foi a artilheira do jogo, com seis gols, enquanto Flávia marcou três. A jogadora ressaltou a importância dessa partida. “Acho que esse jogo nos ajudou muito. Pudemos perceber que a nossa defesa está concentrada e forte tanto no sistema 6 a 0, como no 3 a 3. Das duas formas, defendemos bem e surpreendemos o adversário”, opinou Flávia.

A seleção estreia no Mundial no próximo sábado contra a França em confronto válido pelo Grupo A da competição, onde também estão Suécia, Dinamarca, Alemanha e Congo. As partidas dessa chave serão disputadas na cidade de Wuxi.