Topo

Brasil vence a 2ª pela Copa do Presidente do Mundial de handebol

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/12/2009 08h45

A seleção brasileira feminina de handebol conquistou sua segunda vitória na Copa do Presidente, válida pelo Mundial da modalidade, realizado na China. Neste domingo, o time comandado pelo dinamarquês Morten Soubak venceu a Ucrânia por 36 a 30.

O Brasil deixou a chave principal da competição e agora disputa as colocações intermediárias do Mundial. Depois de estrear nesta fase com vitória arrasadora sobre a Austrália, por 45 a 12, o trabalho foi mais complicado contra as ucranianas.

O primeiro tempo da partida acabou empatado em 20 a 20 e foi só durante a segunda etapa que o Brasil conseguiu se distanciar no marcador para garantir a vitória. A artilheira do confronto foi a brasileira Sílvia Helena, com dez gols.

“Sabíamos que elas eram boas, mas que nós éramos superiores. Sabemos da nossa competência e temos consciência de que estamos nessa fase por detalhes. Faltou pouco para conseguirmos a classificação na primeira fase”, comentou Sílvia Helena, que atua pelo Leon Balonmano, da Espanha.

Também pelo Grupo 1, em jogo dos times mais fracos, o Congo bateu a Tailândia, por 32 a 24. O Brasil joga segunda-feira contra a fraca Tailândia, às 7h (horário de Brasília).

Na chave principal do Mundial na China, a Espanha garantiu sua melhor colocação na história da competição, superando um quinto lugar. O time fez jogo duro com a Romênia, mas triunfou por 26 a 25 e se garantiu na semifinal, entre as quatro melhores seleções do torneio.