Topo

Seleção brasileira de handebol está definida para os Jogos Sul-Americanos

Com participação em Mundiais e Olimpíadas, Dara é a jogadora mais experiente da seleção brasileira - Divulgação/Photo&Grafia
Com participação em Mundiais e Olimpíadas, Dara é a jogadora mais experiente da seleção brasileira Imagem: Divulgação/Photo&Grafia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/03/2010 14h45

O técnico Morten Soubak definiu a seleção brasileira de handebol feminino que disputará os Jogos Sul-Americanos de Medellín, entre os dias 19 e 30 de março. E, antes de embarcar para a Colômbia, nesta quarta-feira, a equipe brasileira fará alguns treinos em Jundiaí (SP).

O grupo formado pelo técnico dinamarquês tem desde jogadoras experientes como a pivô Fabiana Dara Diniz, que defende o Mar Alicante, da Espanha, e participou de Mundiais e Olimpíadas, até novatas como a armadora direita Patrícia da Silva, de Jundiaí, que ainda é da categoria juvenil e representará o Brasil pela primeira vez em uma competição adulta.

“Não esperava essa convocação tão cedo por ser juvenil e fiquei muito feliz com a oportunidade. Estou ansiosa para jogar na seleção adulta, acredito que vai me dar um pouco de nervosismo, o que é normal, mas quero somar na equipe. Além de aproveitar o máximo para aprender e adquirir experiência, quero ajudar o Brasil a conquistar esse título”, disse Patrícia, que é natural de Pindamonhangaba e tem apenas 17 anos.

A última edição dos Jogos Sul-Americanos que o handebol feminino do Brasil participou foi em 2002, no Brasil. Na oportunidade, a equipe conquistou a medalha de ouro e Dara é a única remanescente daquele grupo. “Naquela época, era uma das mais novas. O apoio das veteranas foi muito importante e agora tenho a responsabilidade de passar confiança e, acima de tudo, tentar fazer com que a minha experiência dê ao grupo a tranquilidade necessária para superar as dificuldades”, afirmou a jogadora.

A competição na Colômbia é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de 2011, no México, que vale uma vaga para as Olimpíadas de Londres, em 2012. “Estamos com uma equipe jovem, mas as expectativas são muito positivas. Apesar da derrota para a Argentina no último Pan-Americano, vamos passo a passo, jogo a jogo, demonstrar que o handebol brasileiro mantém a hegemonia nas Américas”, concluiu Dara.