Rio-2016 já tem classificado no handebol. E será difícil tirar o ouro deles
A Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, ganhou um reforço de peso neste domingo, mais precisamente no handebol. A França conquistou o título mundial ao derrotar o Qatar por 25 a 22 e garantiu sua classificação para os Jogos.
Na vitória sobre os anfitriões do torneio, o destaque foi o sérvio naturalizado francês Nikola Karabatic. Ele anotou cinco gols e foi o artilheiro de sua equipe.
O título ganho no país asiático foi o quinto da França na história dos Mundiais, o que a isolou como a maior vencedora, superando a Suécia, que tem quatro. Os franceses já haviam ganhado a medalha de ouro em 1995, 2001, 2009 e 2011.
Não bastasse isso, a França virá ao Rio em busca de um inédito tricampeonato. A seleção europeia domina a Olimpíada desde 2008, tendo ficado com a medalha de ouro em Pequim e em Londres.
Além da França, a outra seleção garantida na Olimpíada do Rio é a brasileira, por ser a anfitriã da competição. As outras dez seleções serão definidas em quatro pré-olímpicos continentais (África, Ásia, Europa e nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, neste ano). As outras seis vagas serão disputadas em três pré-olímpicos mundiais.
Apesar do vice-campeonato, o Qatar marcou seu nome na história dos Mundiais. Nas 24 edições realizadas até hoje, jamais um país não-europeu havia alcançado a final. A façanha foi possível graças à naturalização de oito atletas.
A medalha de bronze do Mundial ficou com a Polônia, que na prorrogação superou a Espanha por 29 a 28, após conseguir o empate em 24 a 24 no tempo normal com um gol no último segundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.