Topo

Montando Baloubet, Pessoa vence seletiva para a Copa do Mundo de Gotemburgo

05/04/2002 17h32

Da Redação
Em São Paulo

Depois de apenas aclimatar suas montarias nas provas intermediárias de quinta-feira, o cavaleiro Rodrigo Pessoa jogou todas as suas fichas nas provas desta sexta-feira e conseguiu bons resultados.

Com Baloubet Du Rouet, venceu a seletiva para a Copa do Mundo do Concurso Internacional de Salto de Gotemburgo, na Suécia, e com Bianca D'Amaury, ficou em segundo lugar na primeira prova da série internacional.

Rodrigo e Baloubet fizeram uma prova espetacular, superando todos os obstáculos, com 1,60 metro de altura máxima, sem falta, no tempo de 68s37, mais de três segundos de vantagem sobre o alemão Otto Becker, com Dobel's Cento, segundo colocado, com 71s66.

Rodrigo ficou bastante satisfeito com o desempenho de Baloubet, que será a sua montaria na Copa do Mundo de Hipismo, marcada para o período de 1º a 5 de maio, em Leipzig, na Alemanha.

"Ele teve uma atuação brilhante, mostrando realmente estar em boa forma", comemorou Rodrigo, atual campeão mundial. "Espero que ele repita o desempenho no GP de sábado."

A prova ao cronômetro desta sexta-feira, que contou com a participação de 36 conjuntos, classificou 18 para a final deste sábado. Dos 36 participantes, apenas oito conseguiram completar o percurso sem faltas.

O sueco Rolf-Göran Bengtsson, com Isovlas Pialotta, terminou em terceiro
lugar, com 72s45, logo atrás do campeão Rodrigo e do alemão Becker.

Rodrigo começou bem a sexta-feira no Gotemburgo Horse Show, como a competição é conhecida. Logo na primeira prova da série internacional, com obstáculos a 1,40 metro, ao cronômetro, ele ficou na segunda colocação, montando Gandini Bianca D'Amaury.

Explorando a velocidade, sua principal característica, Bianca superou todos os obstáculos sem faltas, no tempo de 60s87. A égua, uma sela francesa de 12 anos, só foi vencida pelo britânico Michael Whitaker, com First Samuel, com 58s91. A terceira colocada, a sueca Maria Gretzer, com Cinderella, precisou de 65s87 para completar o percurso.

A prova contou com a participação de 26 conjuntos e apenas seis terminaram sem falta. A competição será disputada até domingo.

De acordo com o novo ranking mundial, divulgado nesta sexta-feira pela Federação Eqüestre Internacional, em Lausanne, na Suíça, Rodrigo manteve a segunda colocação na lista, agora com 2.547,92 pontos. O alemão Ludger
Beerbaum manteve o primeiro lugar pelo 15.º mês seguido, com 3.148,5.

O belga Ludo Philippaerts está em terceiro lugar, com 2.328,19, seguido de Lars Nieberg, com 2.137,47, e do suíço Markus Fuchs, quinto colocado, com 2.062,5.