Topo

Rodrigo Pessoa prepara Baloubet para primeira prova da Copa do Mundo

01/05/2002 16h10

Da Redação
Em São Paulo

O cavaleiro Rodrigo Pessoa usou o primeiro dia de competições da Copa do Mundo de Hipismo para ambientar Baloubet du Rouet e Del Mar na competição. O objetivo foi analisar as reais condições das montarias e fazer os últimos ajustes para o torneio, que vai até domingo.

Com Baloubet, Rodrigo deu poucos saltos na pista, escolhendo a melhor
seqüência de obstáculos, sem preocupação com resultados. "Foi tudo bem
tranqüilo, o cavalo está bem e pronto para a prova desta quinta-feira",
comentou o cavaleiro, de 29 anos, atual campeão mundial de saltos.

Rodrigo e Baloubet venceram três edições consecutivas da Copa do Mundo e
foi vice-campeão na última, disputada em 2001, em Gotemburgo, na Suécia.
Com essa experiência, ele espera muitas dificuldades.

"Será um dia difícil, temos uma prova de velocidade e ao mesmo tempo é a primeira prova do campeonato", comentou. "Pelo que estou vendo, todos estão muito bem preparados e a competição vai ser dura até o final."

Além de ser um título importante, a Copa do Mundo é um torneio-chave para o brasileiro na luta para voltar ao primeiro lugar no ranking mundial da Federação Eqüestre Internacional (FEI).

Na relação divulgada no início do abril, Rodrigo ocupava a segunda colocação, atrás apenas do alemão Ludger Beerbaum. "A competição será importante, principalmente porque Ludger tem a vantagem de defender poucos pontos. Ano passado, ele não foi muito bem na Copa do Mundo e eu terminei em segundo lugar."

Com os recentes bons resultados, Rodrigo abriu vantagem sobre o belga Ludo Philippaerts, terceiro colocado. "A Copa será, sem dúvida, decisiva nessa briga", diz. "Afinal, os cavaleiros mais bem colocados no ranking estão em Leipzig e ninguém vai querer perder."