Topo

Brasil disputa nesta quinta o Mundial de Enduro Eqüestre

Da Redação<br/> Em São Paulo

26/01/2005 14h35

O Brasil disputará nesta quinta-feira, em Dubai, nos Emirados Árabes, o Campeonato Mundial de Enduro Eqüestre. A prova de 160 km reunirá 185 conjuntos, de 42 países, um recorde de participantes. No último Mundial, disputado em Compiègne, na França, em 2000, a amazona francesa Maya Killa Pierringérard foi a campeã. Por equipes, a Austrália ficou em primeiro lugar.

Nesta quarta-feira foi realizada a checagem veterinária e os seis animais do Brasil foram aprovados. A comissão técnica também definiu os quatro conjuntos que disputarão a prova por equipes: Newton Lins Filho/NNL Sun Ray, do Rio de Janeiro; Pedro Stephano Marino, de Bragança Paulista; Silvia Eguchi, de Jundiaí (SP) e Luciane Bagarolli, de Campinas (SP). Os conjuntos José Mariano Sales Alves Júnior/Vhethor, de Belo Horizonte e João Roberto de Souza Naves/Vorzug, de São Paulo disputarão individualmente.

A prova de 160 km foi dividida em seis etapas com os seguintes percursos: 32 km, 32 km, 30 km, 28 km, 19 km e 19 km, com 15km/h de média horária. Entre esses percursos haverá a checagem veterinária, além da inspeção final.

Os brasileiros realizaram um período de treinamento bastante produtivo e os animais chegaram muito bem a Dubai, depois de uma viagem cansativa. Essa era uma das principais preocupações dos veterinários e dos competidores.

"Os cavalos estão muito bem, assim como nossos cavaleiros e amazonas e esperamos que eles façam uma boa prova neste Mundial. Certamente será uma competição de altíssimo nível técnico, pois os melhores conjuntos da atualidade estão reunidos aqui em Dubai", explicou José Armando Garcia, chefe da delegação brasileira.