Topo

Provas de hipismo dos Jogos de Pequim ainda não têm cidade sede

Das agências internacionais<br/> Em Hong Kong (China)

28/06/2005 10h12

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim enfrentam uma controvérsia quanto às provas de hipismo. Impossibilitados de proporcionar um local livre de doenças para a realização das provas com cavalos em Pequim, o Comitê Olímpico escolheu Hong Kong para a realização dos eventos relacionados.

Nesta semana, no entanto, um dos oficiais da Federação Eqüestre de Hong Kong, Tang Pui, declarou que a cidade não é adequada para tal fim devido a seu calor e umidade intensos, em especial no mês de agosto, podendo ser até letais para os animais.

A controvérsia começa com a análise do especialista David Marlin, do Animal Health Trust, da Inglaterra, que, nesta terça-feira, disse que é segura a realização das provas em Hong Kong. Segundo um comunicado do Jockey Clube da cidade, responsável pela organização das provas, "o sistema de monitoramento e resfriamento usados serão os mesmos de Atenas."

Marlin deverá ser o responsável pelas recomendações e conselhos sobre cavalos e competidores no que diz respeito ao bem estar dos animais e competidores no caso de as provas dos Jogos Olímpicos acabarem sendo realizadas em Hong Kong.

Entre outros eventos, o especialista esteve envolvido com as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, onde as condições climáticas eram semelhantes àquelas esperadas em Hong Kong durante o evento, explicava o comunicado.

Segundo um jornal local, o Jockey Clube de Hong Kong, cujo presidente é Ronald Arculli, também presidente da federação, teria apresentado uma proposta de US$ 153,8 milhões para o governo para realização das provas de hipismo em locações diversas.

No início de junho, o COI (Comitê Olímpico Internacional) avisou os oficiais chineses que a decisão sobre o local das provas eqüestres tinha que ser definido em um mês. No caso de uma alteração mais drástica, esta deverá ser a maior mudança desde 1956, quando durante as Olimpíadas de Estocolmo as provas com cavalos foram realizadas em Melbourne, na Austrália, devido a regulamentações de quarentena.