Topo

Bernardo Alves fica em 2º na primeira fase da final; Doda e Pessoa avançam

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/11/2009 18h31

O brasileiro Bernardo Alves largou bem na fase decisiva da etapa de Doha, no Qatar, do Global Champions Tour. Nesta quinta-feira, o ginete conquistou o segundo lugar na primeira prova final do concurso cinco estrelas com obstáculos de 1,60m, ficando atrás apenas do canadense atual campeão olímpico, Eric Lamaze.

Compondo conjunto com o cavalo Chupa Chup 2, Alves zerou o percurso nesta quinta e perdeu para Lamaze por cerca de 0,9s. Lamaze, com o cavalo Hickstead, completou o percurso em 72s25, enquanto o brasileiro fechou em 73s13. O holandês Albert Zoer, com Okidoki, ficou em terceiro após terminar a prova em 75s63.

Os outros dois brasileiros classificados para a final do evento mais importante do hipismo mundial terminaram na faixa central da classificação dos 25 melhores, mas confirmaram presença na prova de domingo, que reunirá os 18 mais bem colocados nesta quinta.

Álvaro Miranda, o Doda, cometeu quatro pontos com a égua AD Picolien em 73s94 de prova e ficou em 13º. Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, Rodrigo Pessoa apareceu logo depois: o brasileiro usou o cavalo Champ 163 como montaria e terminou na 14ª posição, com a mesma pontuação de Doda, mas tempo de 74s48.

Na primeira prova desta sexta-feira, com obstáculos de 1,45m, o brasileiro que obteve a melhor classificação foi Felipe Azevedo, nono colocado com o cavalo Special, com um ponto e 83s59. Bernardo Alves, com o cavalo Kingly Du Reverdy, cometeu oito pontos e ficou em 21º, enquanto Doda, com Norson, foi penalizado com 12 pontos.

Nessa prova preliminar, a primeira colocada foi a irlandesa Jessica Kürten, que conseguiu zerar o percurso na montaria de Cosma em 36s91. Zoer, em conjunto com o cavalo Sam, ficou em segundo por conta do tempo de 37s90, enquanto o alemão Daniel Deusser, com Ornella, fez o trajeto em 38s81.