Topo

Doda arrisca e perde pontos, mas conquista o 3º lugar do GCT de Doha

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/11/2009 21h13

O Brasil subiu no pódio da última etapa do Global Champions Tour (GCT) do ano. Em Doha, no Qatar, o brasileiro Álvaro de Miranda, o Doda, passou à disputa final da competição e conquistou o terceiro lugar, perdendo o primeiro lugar por ter cometido uma falta no percurso de desempate.

Em conjunto com a égua AD Picolien Zeldenrust, o ginete brasileiro foi o mais rápido dos quatro finalistas com obstáculos de 1,60m: terminou a prova em 46s52. Contudo, uma falta impediu que Doda conquistasse o título: o francês Michel Robert, com a montaria Kellemoi de Pepita, zerou o percurso e completou com 49s76, batendo por pouco o belga Jos Lansink, que terminou em 49s89 sem cometer infrações com a égua Valentina van’t Heike.

"Estou muito feliz com este resultado”, comentou Doda. “Foi uma pena a falta que cometemos no desempate, mas infelizmente faz parte. Tive que arriscar. Essa final era como se fosse uma Olimpíada, com a participação dos 18 melhores conjuntos. Estou super satisfeito por ter conseguido subir no pódio”, festejou.

A final do GCT foi realizada simultaneamente ao amistoso entre Brasil e Inglaterra, também em Doha. Assim, Doda não pôde acompanhara vitória da seleção de Dunga por 1 a 0, com gol de Nilmar. “O estádio fica aqui do lado. Adoraríamos ver os jogadores em campo e tê-los aqui na arena torcendo por nós nessa final. Mas, infelizmente, os horários não foram compatíveis”, lamentou.

Além de Doda, o Brasil colocou outros dois cavaleiros na final: Rodrigo Pessoa, que com o cavalo Champ 163 terminou no 13º lugar com oito pontos cometidos e 86s59. Bernardo Alves, com Chupa Chup 2, abandonou a prova e ficou em 18º.

Última etapa do GCT, Doha distribuiu aproximadamente 1,4 milhões de euros nos quatro dias de competição. No total, com as oito etapas realizadas anteriormente, o campeonato teve premiação de 5 milhões de euros.

Em outra prova disputada neste sábado, Bernardo Alves teve melhor sorte. Com o cavalo Kingly Du Reverdy, o brasileiro venceu o concurso cinco estrelas com obstáculos de 1,45m, zerando o percurso e obtendo o tempo de 41s13.