Topo

Suíça herda medalha de bronze do hipismo nos Jogos de Pequim-2008

Das agências internacionais<Br>Em Genebra (SUI)

09/12/2009 19h04

O COI (Comitê Olímpico Internacional) informou nesta quarta-feira que a medalha de bronze conquistada pelo conjunto norueguês na prova de salto, do hipismo, nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado, será repassada à equipe da Suíça.

A decisão foi tomada porque os resultados do ginete Tony Andre Hansen, da Noruega, nas provas individuais e coletivas foram cassados em razão de um flagrante de doping em seu cavalo, Camiro, por capsaicina, substância qualificada como um agente que provoca hipersensibilidade.

Além da montaria do norueguês, outros cinco cavalos também foram flagrados no doping e levaram seus cavaleiros a serem suspensos após os Jogos de Pequim, entre eles os brasileiros Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves.

Andre Hansen foi suspenso por quatro meses pela FEI (Federação Equestre Internacional) e recebeu uma multa de, aproximadamente, 1.9000 euros. O cavaleiro apelou ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), mas a entidade não aceitou as novas evidências apresentadas pela defesa do norueguês e manteve a punição em decisão anunciada na semana passada, o que levou o COI a, nesta quarta-feira, anunciar a cassação da medalha de bronze na prova por equipes.