Topo

Sogipa derrota o Pinheiros na final e é campeã do Grand Prix feminino

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/11/2009 15h55

A equipe do Oi/Sogipa Reação é a campeã do Grand Prix Nacional de Clubes 2009, encerrado neste domingo em Brasília (DF). Na final, o time gaúcho venceu o Esporte Clube Pinheiros por 3 lutas a 1, com vitórias de Rafaela Silva (categoria abaixo de 57kg), Yuri Alvear (categoria abaixo de 70kg) e Rochelle Nunes (categoria acima de 70kg).

O ponto do Pinheiros foi marcado por Mariana Barros (categoria abaixo de 63kg). Este é o primeiro título da Sogipa na competição e quebra uma hegemonia paulista no Grand Prix que durava desde 2005, vom vitórias de Pinheiros e São Caetano. Na disputa da medalha de bronze, a Universidade Castelo Branco bateu o USCS São Caetano por 3 a 0.

O confronto decisivo entre Sogipa e Pinheiros começou pela categoria até 70kg. Campeã mundial em 2009, a colombiana Yuri Alvear venceu por ippon Maria Esteves. Na luta seguinte, Rochelle Nunes conseguiu um wazari sobre Priscila Marques e abriu 2 a 0. No peso até 52kg, Taciana Lima e Rosanne Aguiar empataram. A carioca Rafaela Silva, do Sogipa e que atuou por empréstimo, marcou um ippon em Fernanda Pires e garantiu o título ao clube. Na sequência, apenas para encerrar o confronto, Mariana Barros venceu por wazari Graziela Braga e marcou o ponto do Pinheiros.

“Fiquei impressionada com o alto nível técnico do Grand Prix. O Brasil está de parabéns pela organização e, se a Sogipa voltar a me convidar, voltarei em 2010 com certeza. Estou muito feliz em disputar meu primeiro Grand Prix e já voltar para casa como campeã”, disse Yuri Alvear.

Depois de ficar de fora do pódio em 2008, o Pinheiros lembrou que poucos acreditavam no poder de chegada do time paulista. “O Pinheiros surpreendeu em conseguir uma medalha. Fui para a luta precisando vencer e acabei sofrendo um contra golpe, mas tivemos vontade do começo ao fim e merecemos esta prata”, falou Priscila Marques.