Topo

Após Tiago Camilo, Derly e Guilheiro também sobem de categoria

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/11/2009 17h40

Após uma temporada frustrante para o judô brasileiro, dois dos principais nomes da modalidade no país anunciaram, nesta segunda-feira, a troca de categoria. João Derly, duas vezes campeão mundial, e Leandro Guilheiro, dono de duas medalhas de bronze olímpicas, vão lutar, a partir de 2010, em categorias mais pesadas.

A dupla segue o exemplo de Tiago Camilo, que já tinha anunciado no meio do ano, sua mudança. Ele tinha trocado os meio-médios (81 kg), na qual foi bronze em Pequim-2008 e campeão mundial no Rio-2007, pelos médios (90 kg). Sua primeira medalha olímpica (prata em Sydney-2000), aliás, foi conquistada entre os leves (73kg).

Derly, bicampeão mundial (Cairo-2005 e Rio-2007) nos meio-leves (66kg), sobe para os leves (73kg). Essa é sua segunda troca de categoria desde que chegou à seleção. Em 2002, ele era o principal nome do Brasil entre os ligeiros (60kg). Foi pego no doping, trocou de categoria, não foi às Olimpíadas de Atenas mas, a partir de 2005, já adaptado ao novo peso, dominou os meio-leves.

Guilheiro, que foi ao pódio nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, sobe dos leves (73kg) para os meio-médios (81kg) – se tornando opção para ocupar a vaga deixada por Tiago Camilo. Ele optou pela mudança para evitar os problemas que vinha tendo com o peso.

Desde 2004, quando foi bronze em Atenas, ele sofre com lesões. No ano passado, após o bronze em Pequim, teve de fazer operações e, no trabalho de fisioterapia, ganhou massa muscular e passou a ter dificuldades para chegar aos 73kg para competir.

“Nunca tinha tido problema de peso, mas com o ganho de músculo ficou mais difícil me manter no 73kg. Não agüentaria essa rotina por mais três anos”, afirmou. “Subi tendo consciência de que daria uns passos para trás para colher frutos a médio prazo. Estou pronto para o que der e vier”, completou.

Para o coordenador técnico da seleção brasileira, Ney Wilson, a decisão diminuirá o desgaste dos dois. “A partir de avaliações médicas, físicas e fisiológicas, julgamos que a mudança de categoria será boa para ambos. Eles vêm de dois ciclos olímpicos seguidos em altíssimo rendimento e os próximos anos até Londres 2012 prometem ser bastante puxados. A subida de peso evitará o desgaste excessivo e as lesões”, diz o coordenador.

Além de Guilheiro, Derly e Camilo, também mudam de peso Mayra Aguiar, titular do médio (70kg) na China e que compete agora no 78kg, e Maria Portela, que foi ao Mundial 2009 no 70kg e desce para o meio-médio (63kg).

“Mayra ainda está em desenvolvimento. Só no último ano ganhou 4cm de altura. É natural que mude de categoria. Ela está muito forte no meio-pesado. Já a Maria tem baixa estatura e avaliamos que ela tinha peso a perder para encontrar sua melhor categoria”, diz Ney Wilson.