Topo

Em casa, chineses levam a melhor na etapa de Qingdao da Copa do Mundo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/11/2009 16h33

Sem a presença de brasileiros, a etapa de Qingdao da Copa do Mundo de judô teve início neste sábado com um bom desempenho dos atletas anfitriões. Os lutadores da China conquistaram cinco medalhas nas sete categorias disputadas no dia inaugural de competição, sendo duas de ouro.

Entre os homens, o campeão foi Yunlong He, que se sagrou vencedor da categoria ligeiro ao derrotar o holandês Jeroen Mooren. Ainda na disputa masculina, o chinês Liu Renwong ficou com a medalha de prata dos meio-leves depois de cair na decisão para o mongol Miyaragchaa Sanjaasuren. Nos leves, o sul-coreano Gui-Man Bang subiu no topo do pódio ao bater o belga Dirk van Tichelt.

A outra medalha de ouro da China na etapa de Qingdao veio com Hongmei He, na categoria meio-leve, depois de despachar a espanhola Ana Carrascosa. As anfitriãs ainda conseguiram dois bronzes entre as leves, graças a Weiwei Chen e Guirong Zhu, campeãs na repescagem.

As lutas femininas em Qingdao contaram com uma boa presença do Japão. O país colocou a ligeiro Shoko Ibe e a meio-médio Miki Tanaka no topo do pódio em suas categorias, além de Hitomi Tokuhisa ficando com a prata entre as leves – a francesa Sara Loko foi a campeã.

A etapa de Qingdao da Copa do Mundo de judô tem prosseguimento neste domingo, com a realização das categorias médio, meio-pesado e pesado tanto masculina como feminina, além da meio-médio entre os homens.