Topo

Bicampeão mundial, João Derly está fora da seleção de judô em 2010

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/12/2009 17h16

O gaúcho João Derly, primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de judô, está fora da seleção brasileira em 2010. Bicampeão mundial entre os meio-leves (66kg), ele não conseguiu passar pela seletiva nacional para sua nova categoria, os leves (73kg).

Neste sábado, ele sofreu uma lesão no joelho esquerdo na luta contra Bruno Mendonça e ficou de fora das demais lutas do torneio. Os dois vencedores do dia, Mendonça e Marcelo Contini, vão representar o Brasil na próxima temporada.

Derly será examinado nos próximos dias e, após a confirmação da gravidade da lesão, saberá como ficam seus planos para 2010. “Em primeiro lugar preciso ver o problema que tive com o joelho. Infelizmente na luta o meu adversário caiu sobre a minha perna e eu girei, causando assim a lesão. Agora é pensar em me recuperar".

A notícia é um duro golpe para o judoca. Dominante entre atletas de até 66kg, ele iria começar a campanha olímpica nos leves em 2010. Será a primeira temporada em que o ranking mundial contará já para as contas de quem vai disputar as Olimpíadas de Londres.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ PARA 2010

  • Caio Guatelli/Folha Imagem

    FEMININO
    48kg: Sarah Menezes* e Daniela Polzin
    52kg: Erika Miranda* e Andressa Fernandes
    57kg: Rafaela Silva*, Ketleyn Quadros e Josiane Falco
    63kg: Laisa Santana e Mariana Silva
    70kg: Helena Romanelli e Glaucia Lima
    78kg: Mayra Aguiar e Steffani Lupetti
    +78kg: Maria Suellen e Aline Puglia
    MASCULINO
    60kg: Breno Alves, Ricardo Ayres e Felipe Kitadai
    66kg: Leandro Cunha* e Alex Pombo
    73kg: Bruno Mendonça e Marcelo Contini
    81kg: Nacif Elias*, Flávio Canto e Leandro Guilheiro
    90kg: Hugo Pessanha*, Tiago Camilo* e Eduardo Santos*
    100kg: Luciano Corrêa*, Leonardo Leite* e Leandro Gonçalves
    +100kg: Daniel Hernandes*, Walter Santos* e Rafael Silva

  • * Judocas pré-classificados pelo ranking mundial

Por causa disso, aliás, a CBJ (Confederação Brasileira) montou uma seleção mais ampla, com dois judocas titulares em cada peso. Já estavam pré-classificados para a equipe os atletas que ficaram entre os 22 (no masculino) ou 15 (no feminino) melhores do ranking mundial em 2010.

Mesmo com a ausência de Derly, o time brasileiro estará cheio de estrelas. O último a se classificar foi Leandro Guilheiro, que também mudou de categoria recentemente. Neste sábado, o dono de duas medalhas de bronze olímpicas entre os leves (73kg) conseguiu uma vaga entre os meio-leves (81kg). Além dele, o time nacional terá Nacif Elias e Flávio Canto, pré-classificados pelo ranking.

"Na seletiva o importante é ganhar, não importa se é de ippon ou punição do adversário. Todo mundo se conhece e as lutas são mais difíceis. Para mim é tudo novo e estou com um espírito de desbravar o mundo. Ainda quero conhecer melhor os adversários da categoria e ganhar mais peso", explicou Guilheiro.

Outra medalhista olímpica, Ketleyn Quadros (57kg) confirmou o favoritismo e garantiu vaga na seleção entre as leves. “Existia muita expectativa e consegui retribuir para minha família e clube esperança que depositaram em mim neste ano. Agora que estou garantida na seleção, é focar nos treinos e ir bem nas competições para garantir lugar no ranking mundial".

Quem retorna à seleção brasileira é a recordista de medalhas em mundiais junior (três), Mayra Aguiar. Após ficar a temporada se recuperando de uma cirurgia no joelho, Mayra passou pela seletiva sem maiores problemas. Ela está lutando entre as meio-pesadas (78kg). "Estava tranquila pois sabia que como o peso não estava ranqueado, bastava chegar na disputa final para ficar na equipe. Agora é pensar nas competições do ano que vem e em conquistar pontos para o ranking mundial", afirma Mayra Aguiar.

Vice-campeã pan-americana em 2007, Danielli Yuri ficou de fora. Na categoria meio-médio (63kg), acabou surpreendida por Laísa Santa e Mariana Silva.