Topo

Sarah Menezes e Érika Miranda ficam com o bronze no Japão

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/12/2009 07h43

O Brasil fechou sua participação no Grand Slam de Tóquio de judô com mais duas medalhas de bronze. Neste domingo, Sarah Menezes (-48 kg) e Érika Miranda (-52 kg) subiram ao pódio de suas categorias e o país fechou o ano com 12 medalhas em etapas da competição em 2009.

  • Kazuhiro Nogi/AFP

    Erika Miranda em ação no Grand Slam de Tóquio, no qual conquistou a medalha de bronze

No sábado, o Brasil teve Leandro Guilheiro conquistando a primeira medalha para a seleção com um bronze na categoria até 81 kg, novo peso em que tem apostado.

Na categoria até 48 kg, Sarah Menezes estreou com uma vitória sobre Birgit Ente, da Holanda, e depois bateu a belga Charline Van Snick. Na semifinal, ela não conseguiu enfrentar a japonesa Tomoko Fukumi devido a uma lesão no joelho e acabou eliminada. Fukumi, campeã mundial este ano, ficou com o ouro no Grand Slam.

“Foi uma temporada muito boa. Senti que tenho evoluído a cada luta”, avaliou Sarah Menezes, que concorre ao Prêmio Brasil Olímpico na categoria feminina.

Já Érika Miranda, entre as judocas de até 52 kg, passou na primeira rodada pela britânica Samantha Clark e depois derrotou a japonesa Yuki Hashimoto. Em seguida, venceu nas quartas de final a sul-coreana Kyung-Ok Kim, e só foi parar na semifinal. A derrota veio contra a eslovena Petra Nareks, que perdeu para a japonesa Misato Nakamura na final.

No masculino, o destaque brasileiro foi Walter Santos, que entre os judocas com mais de 100 kg chegou à quinta posição na capital japonesa.

Os resultados deixaram o Brasil com 11 judocas entre os 16 melhores do ranking mundial. Automaticamente, eles estão classificados para o Masters da Coreia em janeiro. Os brasileiros com vaga na competição são: Sarah Menezes (-48 kg), Érika Miranda (-52 kg), Rafaela Silva (-57 kg), Leandro Cunha (-66 kg), Leandro Guilheiro (-73 kg), Hugo Pessanha (-90 kg), Tiago Camilo (-90 kg), Luciano Correa (-100 kg), Leonardo Leite (-100 kg), Daniel Hernandes (+100 kg) e Walter Santos (+100 kg).