Topo

João Derly passa por cirurgia no joelho esquerdo

Daniel Cassol

Em Porto Alegre

11/01/2010 19h52

O bicampeão mundial de judô João Derly realizou cirurgia no joelho esquerdo na manhã desta segunda em Porto Alegre. De acordo com o médico José Paulo Flores, que realizou o procedimento, a expectativa é de que em seis meses o atleta já poderá voltar a competir.

“Conseguimos realizar o que havíamos planejado e estamos contentes. Isso nos dá um excelente prognóstico”, conta Flores, diretor médico do Hospital Divina Providência, onde foi realizada a operação, e também coordenador do departamento médico da Sogipa, clube de João Derly.

O judoca foi submetido a uma cirurgia no menisco e no ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo. Em dezembro, ele havia sofrido uma ruptura no local. O procedimento, que durou 1h30, foi realizado na manhã desta segunda; à tarde, o atleta já estava realizando fisioterapia. “Temos um sistema em que o paciente já começa a fisioterapia na sala de recuperação”, explica Flores.

De acordo com o traumatologista, Derly deve caminhar sem ajuda de muletas em duas semanas. Flores, que conhece João Derly desde os seis anos, aposta na disciplina do judoca, que já passou por uma cirurgia no ombro e conquistou títulos mesmo após uma lesão no mesmo joelho esquerdo.

“O João realmente é um atleta superior, tanto no tatame como na reabilitação. Para mim, é um campeão de reabilitação. É muito bom atleta e paciente, é muito obstinado”, destaca.