Topo

Sarah e Erika ficam em 5º no primeiro dia do Grand Slam de Paris

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/02/2010 14h03

O Brasil teve duas quintas colocações como os seus melhores resultados no primeiro dia do Grand Slam de Paris (FRA), neste sábado. As judocas Sarah Menezes e Erika Miranda caíram nas quartas de final, colecionando 60 pontos para o ranking mundial de suas respectivas categorias.

Também no feminino, Ketleyn Quadros, primeira medalhista olímpica do Brasil em esportes individuais, em Pequim-2008, acabou na nona colocação, após ser eliminada nas oitavas de final.

Entre as atletas peso ligeiro, Sarah Menezes conseguiu mais uma quinta posição, mesmo posto a que chegou em sua última participação no torneio parisiense. Ela venceu a judoca da casa Laetitia Payet por yuko e depois foi derrotada por waza-ri pela a coreana Jung-Yeon Chung. Na mesma categoria, Daniela Ponzoni caiu justamente diante de Chung, com um belo ippon.

“Foi a segunda vez que peguei a coreana, a primeira tinha sido no Mundial de Roterdã, quando perdi na decisão dos árbitros. Dessa vez me senti melhor na luta, mais forte, e acho que ela também viu isso. Perdi o combate, mas poderia ter vencido também”, explicou Sarah.

Na categoria até 52 kg, Erika Miranda venceu por ippon Kitty Bravik, da Holanda, mas acabou sofrendo a derrota para a japonesa Misato Nakamura, por yuko.

“De forma geral, todas tivemos um resultado positivo e estamos conseguindo nos adaptar às novas regras e a entender a arbitragem. O importante é estarmos prontas para vencer no Grand Slam do Rio, em maio, quando aí sim o ranking mundial já estará valendo a classificação olímpica. Até lá vamos buscar o melhor resultado possível”, afirmou Erika, bronze no Grand Slam de Tóquio, em dezembro passado.

A delegação brasileira teve menos sucesso entre os homens. Breno Alves e Ricardo Ayres (até 60 kg) foram derrotados na estreia. Marcelo Contini (até 73kg) e Alex Pombo (até 66 kg) venceram uma luta e foram eliminados em seguida.

Neste domingo, a partir das 7h de Brasília, oito brasileiros vão ao tatame. São eles: Nacif Elias e Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg), Walter Santos (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg).