Topo

Após 5º lugar em Paris, Sarah Menezes sobe de produção e é prata na Hungria

Sarah Menezes (e) foi prata em Budapeste, Hungria - CBJ/Divulgação
Sarah Menezes (e) foi prata em Budapeste, Hungria Imagem: CBJ/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

13/02/2010 13h24

O Brasil começou bem seu fim de semana no judô, com uma medalha de prata de Sarah Menezes, atleta feminina do ano de 2009 segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A seleção feminina disputa a etapa de Budapeste (HUN) da Copa do Mundo, enquanto a masculina  está em Viena (AUT) para a mesma competição.

Sarah vinha de uma quinta colocação no Grand Prix de Paris, no último fim de semana, quando o Brasil deixou a competição com um ouro de Leandro Guilheiro e um bronze, de Thiago Camilo.

Agora, ela precisou de quatro vitórias para chegar à final em Budapeste, respectivamente contra: Amelie Rosseneu (BEL), Gayane Arutyunyan (RUS), Carmen Bogdan (ROM) e Shoko Ibe (JAP). Na decisão, teve pela frente uma rival japonesa e não conseguiu manter a escrita das lutas anteriores, deixando o ouro para Haruna Asami.

"A Sarah Menezes sentiu muito a primeira luta. Não respirou direito e com isso acabou cansando. A belga é uma atleta bem conhecida, mas a Sarah se recuperou e a partir daí engrenou na competição. A vitória na semifinal merece destaque, pois a japonesa era canhota, o que geralmente é uma dificuldade, mas ela foi super bem. Na decisão, a adversária teve mais oportunidades", afirmou a técnica da seleção feminina, Rosicléia Campos.

Primeira medalhista olímpica individual do Brasil entre mulheres, Ketleyn Quadros foi derrotada em sua segunda luta, quando teve pela frente a japonesa Hitomi Tokuhisa. O mesmo ocorreu com Daniela Ponzoni (até 48 kg), que perdeu no segundo combate, diante de Liudmila Bogdanova (RUS).

Andressa Fernandes, única representante do país na categoria até 52 kg, caiu logo na estreia, contra a turca Derya Cibir.

MASCULINO EM VIENA

O melhor judoca da seleção masculina, em Viena, foi Alex Silva, que foi para a repescagem para brigar pelo bronze, mas acabou derrotado por Tarian Karimov, do Azerbaijão.

Ele começou de bye na categoria até 66 kg, lutando diretamente na segunda rodada. Venceu o georgiano Giorgi Shoshiashvili e o francês David Czukiewicz antes de cair diante de Miyaraghaa Sanjaasuren, da Mongólia. Já na repescagem, venceu uma, contra Amin Mohamed, antes de dar adeus à medalha de bronze.

Já Ricardo Ayres começou bem, com uma vitória sobre o austríaco Christian Tripolt, mas foi eliminado em seguida pelo peruano Juan Postigos, Também entre os judocas de até 60 kg, Breno Alves perdeu seu primeiro combate, contra Bakytzhan Turebekov , do Cazaquistão.

Na categoria que tem lutadores com no máximo 73 kg, Marcelo Contini começou como bye e venceu uma luta. Na segunda vez que foi ao tatame, no entanto, pegou Yuki Nishiyama, do tradicional Japão, e não conseguiu o triunfo, encerrando sua participação.

As etapas da Copa do Mundo terminam neste domingo, com as disputas das categorias mais pesadas.

*Atualizada às 15h10