Brasil é ouro com Mayra Aguiar na Copa do Mundo e totaliza quatro pódios
Depois de um 2009 decepcionante, sem medalhas no Mundial, os brasileiros do judô começaram 2010 de modo diferente. Prova disso é o fim de semana de Copas do Mundo, encerrado neste domingo com quatro medalhas. As mulheres foram a Budapeste (HUN) e voltam com um ouro e uma prata. Em Viena (AUT), a delegação masculina acabou com duas pratas.
Após a prata de Sarah Menezes no sábado, o Brasil faturou seu único ouro neste domingo. A responsável pelo feito foi Mayra Aguiar, que venceu todos os seus cinco combates. Também no domingo, Luciano Corrêa (-100 kg) e Walter Santos (acima de 100 kg) só foram brecados na final, ficando com a prata.
Mayra, judoca de 18 anos, faturou o título da competição na categoria até 78 kg ao vencer na decisão a japonesa Tomomi Okamura. O triunfo da medalhista de prata do Pan do Rio-2007 veio por ippon e foi o seu segundo em Copas do Mundo.
De seus cinco combates realizados na capital húngara, Maya venceu quatro deles com a pontuação. Ela começou derrotando a colombiana Anny Cortes Ortiz por ippon. O mesmo aconteceu diante da canadense Catherine Roberge e da judoca da casa Abigel Joo. Apenas nas quartas-de-final, contra a japonesa Ruika Sato, o triunfo não veio pela pontuação máxima.
"Mayra não deu chances para a japonesa na final e teve atitude desde o primeiro segundo", disse a técnica Rosicléia Campos. "Ela é extremamente competidora e luta muito concentrada, com traquilidade e equilíbrio. Isto faz toda a diferença. A atuação dela nesta Copa do Mundo foi impecável."
As medalhas de prata foram atingidas nas duas categorias mais pesadas do judô, em Viena. Luciano Corrêa, quinto do mundo, foi derrotado na decisão pelo japonês Kaihan Takagi por ippon. Walter Santos também teve um algoz nipônico: Hiroki Tachiyama conquistou o ouro por waza-ari.
PRATAS NO MASCULINO
-
Luciano Corrêa somou mais uma medalha à carreira; Walter Santos também foi ao pódio na Áustria
“É sempre complicado o começo da temporada e, por isso, as competições internacionais são importantes", disse Luciano. "Acredito que ainda há muito que melhorar tecnicamente e uma boa participação, como a deste domingo, me motiva ainda mais para correr atrás dos meus objetivos para este ano. O saldo após os dois torneios que disputei esse ano é positivo e vou batalhar. Quero estar entre os melhores do mundo, mais uma vez."
As derrotas brasileiras mostram a superioridade japonesa, que deixou a competição masculina com cinco ouros, duas pratas e dois bronzes. Além do Japão, apenas Mongólia e Eslovênia tiveram campeões.
Tiago Camilo ficou próximo de aumentar o número de pódios. Depois de ter saído do Grand Slam de Paris com um bronze, ele não teve a mesma sorte em Viena, na categoria até 90 kg. O campeão mundial de 2007 venceu três vezes, contra Anthony Sangimino (EUA), Marcus Nyman (SUE) e Varlam Liparteliani (GEO). No entanto, teve pela frente o japonês Daiki Nishiyama e foi derrotado por ippon.
Camilo teve a chance do bronze na repescagem e venceu o tcheco Michal Krpalek por ippon. Em seguida, no entanto, não repetiu o desempenho contra o britânico Matthew Purssey e terminou fora do pódio. O campeão foi o japonês Daiki Nishiyama.
Nacif Elias, que luta entre os judocas de até 81 kg, parou nas oitavas de final, após dois triunfos. Ele foi derrotado pelo japonês Tomohiro Kawakami, por waza-ari.
Na categoria feminina acima de 78 kg, Maria Suelen Althemam teve uma vitória e chegou à repescagem da competição, após começar a chave como bye. No entanto, ela perdeu suas chances de ficar com o bronze ao cair diante da ucraniana Tatiana Andrushchenko.
Além dos resultados deste domingo, o Brasil conquistou no sábado uma medalha de prata, com Sarah Menezes. Ela vinha de uma quinta colocação no Grand Slam de Paris e só foi parada na final na capital francesa, quando foi superada por rival do Japão, Haruna Asami.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.