Topo

Zangrando programa aposentadoria para novembro; brasileiras são bronze no Pan

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/04/2010 21h26

Danielle Zangrando revelou que pretende se aposentar neste ano. Medalhista de bronze no Mundial de 1995 e ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, a judoca de 30 anos anunciou que fará a última competição de sua carreira em novembro, nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo.

"Me sinto realizada profissionalmente e consegui quase todos meus objetivos. Acho que só faltou a medalha olímpica, mas não saio frustrada, pois sei que fiz o meu melhor”, disse Zangrando. “Foram muitos anos de dedicação, superação, treinamento, vitórias, derrotas e acima de tudo um grande aprendizado. O judô não é um esporte e sim uma filosofia de vida".

Em 25 anos de carreira, Zangrando participou das Olimpíadas de Atlanta-1996 e Atenas-2004. Sua principal conquista foi a medalha de bronze no Mundial de 1995, quando surpreendeu ao chegar ao pódio com apenas 16 anos.

"Agradeço ao carinho dos meus fãs, de todas as pessoas que me ajudaram de uma forma direta, ou indireta, aos meus colegas de treino, senseis, família, meu marido e patrocinadores. Todos fazem parte das minhas conquistas", disse Zangrando.

Judocas brasileiras conquistam bronze no Pan de judô

A meio-médio Mariana Santos Silva e a pesado Maria Suellen Altheman conquistaram nesta sexta-feira a medalha de bronze do Campeonato Pan-Americano de judô, disputado na cidade de San Salvador, em El Salvador. Com esse resultado, cada uma delas somou 72 pontos no ranking mundial.

Estreante na competição, Mariana venceu a colombiana Ariana Velasco por yuko e a porto-riquenha Maria Perez por wazari. A brasileira, porém, perdeu a semifinal para a cubana Yaritza Abel por ippon.

Na disputa da medalha de bronze, Mariana derrotou a argentina Mariana Lopes por wazari. “Estou muito feliz por com essa conquista, principalmente, por ter somado pontos no ranking”, disse a judoca, que ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial Júnior em 2009.

Já Maria Suellen venceu a equatoriana Carmem Chala por ippon, mas perdeu nas semifinais para a mexicana mexicana Vanessa Zambotti. Na disputa da medalha de bronze, a brasileira superou a venezuelana Giovana Blanco por ippon.