Topo

Brasil leva 3 ouros no 1º dia do Pan de judô; jovem bate vice-campeã olímpica

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/04/2010 12h08

O Brasil conquistou oito medalhas, três delas de ouro, no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de judô, que está sendo disputado em El Salvador. O destaque do dia foi a jovem Mayra Aguiar, de 18 anos, campeã na categoria meio-pesado (78kg), deixando uma medalhista olímpica para trás.

Em seu primeiro Pan na categoria, Mayra teve pela frente na decisão Yalennis Castillo, de Cuba, prata em Pequim-2008. A luta, porém, não durou muito. Com seis segundos, a cubana tentou um golpe abaixo da faixa diretamente com as mãos e foi desclassificada pela arbitragem, que seguiu as recomendações das novas regras da Federação Internacional de Judô.

As outras medalhas ouro foram para os cariocas Flávio Canto (81kg) e Hugo Pessanha (90kg). Com a prata ficaram Daniel Hernandes (+100kg), Léo Leite (100kg) e Helena Romanelli (70kg). Mariana Silva (63kg) e Maria Suellen (+78kg) ficaram com o bronze. Neste sábado, entram em ação Bruno Mendonça (73kg), Josiane Falco (57kg), Leandro Cunha (66kg), Erika Miranda (52kg), Felipe Kitadai (60kg) e Sarah Menenzes (48kg). No domingo haverá a disputa por equipes e absoluto.

Flávio Canto, medalhista olímpico nos Jogos de Atenas 2004, ficou com o ouro ao vencer na final o cubano Osmay Cruz por yuko, conquistando sua sétima medalha de ouro no Pan da modalidade. Em 2009, Canto tinha sido prata na competição. Já Hugo Pessanha subiu no lugar mais alto do pódio vencendo por ippon (três punições) o argentino Diego Rosati.

Mesmo tendo sido operado há dois meses no joelho esquerdo, o peso pesado Daniel Hernandes ficou com a medalha de prata. Na decisão, Daniel foi superado por ippon pelo medalhista olímpico de Cuba Oscar Braison. No meio-pesado, Léo Leite encarou na decisão um dos principais judocas da atualidade em Cuba, Oreidis Despaigne. O brasileiro perdeu para o atual campeão pan-americano no golden score, após ser eliminado por movimento ilegal.

Novata na seleção, Helena Romanelli (-70kg) acabou sofrendo dois yukos na decisão contra a canadense Kelita Zupanicic e também ficou com a segunda colocação. Nas disputas de medalha de bronze, Maria Suellen (+78kg) venceu Giovana Blanco (VEN) por ippon e Mariana Silva (-63kg) bateu Mariana Lopez (ARG) por wazari.