Topo

Brasil obtém mais sete medalhas no Pan de judô; Sarah Menezes leva ouro

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/04/2010 00h36

A seleção brasileira de judô conquistou mais sete medalhas no Campeonato Pan-Americano de El Salvador. Na noite deste sábado, Sarah Menezes foi o destaque da delegação ao vencer todas as quatro lutas por ippon e conquistar o quarto ouro do país na competição, que termina domingo.

Na primeira rodada, Sarah Menezes (-48kg) venceu a peruana Liliana Delgado. Na sequencia, a vitória foi sobre Evenlin Rodriguez, da Guatemala. Na semifinal, a brasileira encarou a medalhista olímpica Paula Pareto, da Argentina. E na disputa pelo ouro, a adversária batida foi Dayaris Mestre.

Felipe Kitadai (-60kg) e Leonardo Leite (absoluto) somaram mais duas pratas para o Brasil, enquanto Leandro Cunha (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Josiane Falco (-57kg) e Maria Suellen (Absoluto) ficaram com o bronze.

Depois de ficar de fora do pódio em 2009, Kitadai ficou com a prata no Pan ao ser derrotado pelo mexicano Nabor Castillo por ippon. Em reedição da final de sexta na categoria meio-pesado, Leonardo Leite sofreu novo revés para o cubano Oreides Despaigne.

Em sua estreia na seleção brasileira, Josiane Falco ficou com o bronze ao vencer por wazari, quando restavam apenas 20 segundos para o fim da luta contra a equatoriana Diana Villavicencio. Leandro Cunha superou o cubano Ian Sancho por ippon para garantir a terceira colocação, enquanto Maria Suellen, lutando no absoluto, venceu Veronica Mendoza, da anfitriã El Salvador.

A meio-leve Erika Miranda acabou ficando de fora do pódio ao sofrer uma lesão no joelho direito durante a disputa da medalha de bronze com Jeanette Rodriquez. A seleção brasileira está na segunda colocação no quadro geral de medalhas do Pan-Americano de El Salvador, com quatro ouros, cinco pratas e seis bronzes.