Topo

Decididas últimas vagas de brasileiros para Copa do Mundo de SP e Grand Slam do Rio

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/04/2010 14h03

Com vistas ao Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de São Paulo, a seletiva que decidiu as últimas vagas na equipe brasileira foi realizada neste sábado em Deodoro (RJ) e, após a série de melhor de três lutas, os judocas Natalia Bordignon (-70 kg), Guilherme Luna (-81 kg), Felipe Oliveira (-90 kg) e David Moura (+100 kg) garantiram suas vagas para os torneios do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô.

O confronto mais disputado foi entre os irmãos Guilherme e Rodrigo Luna, na categoria até 81 kg – as três lutas foram decididas nos critérios de desempate. Após uma vitória para cada lado, no derradeiro confronto, a decisão da arbitragem (hantei) foi em favor de Guilherme, que expressou a confusão do sentimento de ganhar a vaga e tirá-la de seu irmão.

"Já nos enfrentamos várias vezes, mas, nunca numa seletiva decisiva como esta. Estou feliz e triste. Quando eu venci, meu irmão venceu também e quando ele perdeu, eu perdi também. Mas, faz parte do esporte e o importante é que a família estará representada na seleção", disse Guilherme após as lutas

Na categoria até 90 kg (médios), Felipe Oliveira perdeu a primeira luta, mas conseguiu reverter a vantagem e decidiu sua seleção ao vencer Renan Nunes por ippon.

Entre os pesos pesados (mais de 100 kg), a vaga ficou com David Moura após João Gabriel Schlitter, bronze no Mundial 2007, sofrer uma lesão no joelho e abandonar a seletiva. "Não conquistei a vaga da forma que eu desejava. É uma pena ter acontecido isso com o João, um atleta que serve de espelho para mim", contou David Moura.

Por fim, para assegurar sua vaga na equipe feminina, Natalia Bordignon bateu por duas vezes Gláucia Lima, que perdeu a primeira luta pela tentativa de um golpe ilegal e na segunda, tomou um ippon.