Topo

Mayra Aguiar brilha, derruba pódio olímpico e vai a semi do Mundial de judô

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/09/2010 02h03

A jovem Mayra Aguiar obteve o melhor resultado do Brasil no primeiro dia de disputa no Mundial de judô. A atleta de 19 anos venceu suas três lutas nesta quarta-feira e alcançou a semifinal na categoria meio-pesado. As três adversárias compuseram o pódio nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, sendo que a campeã e a vice foram superadas por ippon.

Mayra teve uma estreia complicada diante da sul-coreana Gyeong-Mi Jeong, bronze no Mundial do Rio de Janeiro-2007 e nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O duelo foi disputado e a brasileira venceu por dois yukos contra um da adversária.

A segunda luta foi diante da vice-campeã olímpica Yalennis Castillo. Após 2min07, a brasileira obteve um ippon diante da cubana. Depois de superar duas judocas do pódio olímpico, Mayra teria pela frente a chinesa Xiuli Yang, ouro em Pequim-2008.

E foi diante da atual campeã olímpica até 78 kg que Mayra Aguiar obteve a vitória mais rápida. Em apenas 29 segundos, a gaúcha superou Xiuli Yang por ippon e chegou à semifinal do Mundial.

Na categoria acima de 78 kg, a brasileira Maria Suellen Altheman encarou logo na estreia Maki Tsukada. A japonesa já foi campeã olímpica e mundial e venceu a judoca verde-amarela por ippon.

Masculino
Esse é o primeiro Campeonato Mundial já valendo pontos para o ranking de classificação olímpica (ouro 500 pontos, prata 300 pontos, bronze 200 pontos, quinto lugar 100 pontos, sétimo lugar 80 pontos). Diferentemente dos anos anteriores, a vaga para Londres-2012 é do atleta e não mais do país. Por conta disso, a Federação Internacional de Judô autorizou a participação de dois atletas por país em todas as categorias.

E o Brasil já se beneficiou da nova regra na categoria acima de 100 kg. Walter Santos caiu logo na estreia diante do ucraniano Stanislav Bondarenko. Rafael Silva foi mais longe e ainda tem chance de brigar pela medalha de bronze por estar na repescagem.

O brasileiro venceu Martin Padar, da Estônia, por um yuko. Na segunda luta, Rafael Silva precisou de menos de um minuto para superar o australiano Jake Andrewartha por ippon.

Na luta que valia vaga na semifinal prevaleceu o favoritismo do francês Teddy Riner. O tricampeão mundial já vencia a luta após o brasileiro levar duas punições (que equivalem a um yuko). Com 1min54, Riner encaixou um golpe no chão e venceu por ippon.

Campeão mundial em 2007, Luciano Corrêa (até 100 kg) decepcionou na estreia ao ser derrotado por ippon para o novato norte-americano Kyle Vashkulat e viu ruir sua chance por medalha.