Topo

Brasileiros caem na categoria absoluto e país termina em 7º, com 4 pódios

Walter Santos e o sul-coreano Hee-tae Hwang disputam luta na categorial absoluto - EFE/Kimimasa Mayama
Walter Santos e o sul-coreano Hee-tae Hwang disputam luta na categorial absoluto Imagem: EFE/Kimimasa Mayama

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/09/2010 06h55

A delegação brasileira de judô encerrou nesta segunda-feira a sua participação no Campeonato Mundial da modalidade, sem alterar sua contagem total de medalhas. Com três atletas na chave masculina da categoria absoluto, apenas Walter Santos venceu um combate, mantendo o Brasil com três pratas e um bronze na competição, na sétima colocação entre países.

QUADRO DE MEDALHAS

PAÍS OURO PRATA BRONZE
1. Japão
10
4
9
2. França
2
1
3
3. Coreia do Sul
1
0
1
4. Grécia
1
0
1
5. Uzbequistão
1
0
0
7. Brasil
0
3
1

A categoria absoluto é disputada sem limite de peso, e costuma dar vantagem aos judocas mais pesados. No Japão, Walter Santos teve pela frente em sua primeira luta Aminjon Chonov, do Tadjiquistão, e venceu com facilidade, por ippon.

Em seguida, não teve a mesma sorte ao enfrentar o sul-coreano Hee-Tae Hwang. Apesar de marcar um waza-ari, Walter também tomou um e acabou derrotado pela diferença de um yuko. Hwang foi campeão mundial na categoria até 90 kg em 2003, em Osaka (JAP).

Walter Santos também disputou no Mundial a categoria acima de 100 kg e foi eliminado na primeira rodada.

Além dele, Rafael Silva e Luciano Correa foram ao tatame no último dia, mas ambos não passaram da primeira rodada.

Rafael, que lutou na categoria acima de 100 kg anteriormente e ficou com uma boa quinta colocação, não passou da primeira luta ao pegar Martin Padar, da Estônia. Ele perdeu por yuko.

Já Correa, que esteve na chave até 100 kg e caiu na estreia, pegou Ramziddin Sayidov, do Uzbequistão, e levou um ippon.

A delegação brasileira teve suas três medalhas de prata com Leandro Cunha e Leandro Guilheiro, no masculino, além de Mayra Aguiar entre as mulheres. Completando a lista de pódios, Sarah Menezes faturou o bronze no Mundial do Japão. O país ainda teve três quintos lugares e um sétimo.

O Japão confirmou o título nesta segunda-feira entre países, ao conquistar mais dois ouros, os dois em disputa pela categoria absoluto.

Entre os homens, Daiki Kamikawa venceu o francês Teddy Riner, que buscava o recorde de cinco ouros em Mundiais, mas teve de se contentar com a prata. No feminino a campeã foi Mika Sugimoto