Topo

Lenda do judô, japonesa Ryoko Tani deixa os tatames e vai para política

Ryoko Tani deixou o judô para se dedicar à política - AFP
Ryoko Tani deixou o judô para se dedicar à política Imagem: AFP

Das agências internacionais

Em Tóquio (Japão)

15/10/2010 13h30

Sete vezes campeã mundial e duas vezes medalha de ouro em Jogos Olímpicos, a judoca japonesa Ryoko Tani anunciou nesta sexta-feira que está deixando os tatames para se dedicar a carreira política no Japão.

Aos 35 anos, ela é mãe de dois filhos e foi eleita em julho deste ano para o parlamento do país, tendo se candidatado pelo Partido Democrata do Japão, de centro-esquerda e presidido pelo primeiro-ministro Naoto Kan.

Ícone do judô do Japão desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, quando conquistou uma medalha de prata com apenas 16 anos, Tani gerou grande admiração ao conseguir conciliar a carreira de esportista com sua família.

No país, o nome de Ryoko Tani é sinônimo de entrega e sacrifício, sendo que sua carreira e vida pessoal inspiraram até a criação de uma personagem de mangá, história em quadrinhos típica do Japão.

Como judoca, lutou na categoria de até 48 kg, onde ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas, em 2000 e 2004, até de ter ficado com a medalha de bronze em Pequim-2008.

Após dar a luz ao seu primeiro filho em 2005, voltou rapidamente aos tatames e tinha dito que pretendia lutar em Londres-2012, antes do nascimento do segundo filho e de sua eleição.