Topo

Judocas brasileiras conquistam primeiras medalhas do país no Mundial Sub-20

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/10/2010 19h53

A equipe brasileira que disputa o Mundial sub-20 de judô conquistou duas medalhas nesta quinta-feira, primeiro dia da competição disputada em Agadir, no Marrocos. As medalhas foram conquistadas por Águeda Silva, que obteve o primeiro pódio brasileiro na história da competição, e Nathália Brígida.

Competindo na categoria super-ligeiro, para judocas de até 44 kg, Águeda obteve três vitórias e alcançou a finalm quando foi derrotada pela japonesa Sakiho Hamada por ippon e ficou com a medalha de prata.

“Quando estava no pódio, só conseguia lembrar da família, em especial minha mãe, que sempre acreditou no meu potencial. Estou muito feliz com essa medalha de prata, pois tenho certeza que dei o meu máximo no Mundial. É uma alegria muito grande conquistar uma medalha inédita para o judô brasileiro”, afirmou Águeda Silva após o vice-campeonato Mundial sub-20.

Já a judoca Nathália Brígida disputou a competição na categoria até 48 kg e foi de bronze. A brasileira derrotou em sua primeira luta a norte-americana Katelyn Bouyssou, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura-2010, por ippon. Na sequência, a Nathália bateu a vice-campeã em Cingapura, a russa Anna Dmitrieva, mas perdeu na semifinal para a japonesa Miri Toda e ficou com o obronse ao bater por ippon a sul-coreana So-Yuen Moon.

“Essa medalha de bronze confirma o excelente ano que tive em 2010 e me dá a certeza que estou no caminho certo. Este é o meu primeiro ano na categoria sub-20 e espero poder representar o Brasil tão bem quanto a Sarah Menezes. No pódio, não consegui conter as lágrimas. Lembrei de todos que me ajudaram a chegar a esta medalha, como família, amigos e professores”, afirmou Nathália.

Entre os homens, o dia não foi bom para os brasileiros Sérgio Nascimento, da categoria até 55 kg, e Allan Kuwabara, da categoria até 66 kg, que perderam nas oitavas de final e não conseguiram chegar à disputa de medalhas;

Nesta sexta-feira, o Brasil tem três competidores no Mundial do Marrocos. Vinícius Sakamoto, da categoria até 66 kg, Lucas Almeida, de até 73 kg, e Eleudis Valentim, da categoria até 52 kg, tentam disputar medalhas.