Topo

Torneio de tops abre temporada final de judocas brasileiros antes de Londres-2012

Leandro Guilheiro pode assumir o 2º lugar do ranking mundial neste fim de semana - AP
Leandro Guilheiro pode assumir o 2º lugar do ranking mundial neste fim de semana Imagem: AP

Rodrigo Farah

Em São Paulo

13/01/2011 07h02

O judô brasileiro começará sua última temporada antes dos Jogos Olímpicos de Londres da maneira mais intensa possível. Neste fim de semana, a seleção verde-amarela disputará no Azerbaijão o Masters Mundial, torneio mais seleto do calendário de preparação para as Olimpíadas de 2012.

CAMPEONATO CHEIO DE ESTRELAS

  • Divulgação

    Masters reunirá os melhores judocas do circuito, como o francês pentacampeão mundial Teddy Riner

O campeonato disputado no leste europeu é o que mais distribui pontos no ranking da modalidade depois do Campeonato Mundial e dos próprios Jogos Olímpicos. A competição é tão restrita que apenas os 16 melhores colocados de cada categoria receberam convite para participar do evento.

"São muitos pontos em jogo. É uma disputa tão especial que só tem uma por ano. Um quinto lugar nesse fim de semana valerá mais do que uma prata em Copa do Mundo", comentou a peso pesado Maria Suelen Altheman.

Ao todo, o Brasil disputará a competição com 12 judocas: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suellen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Na verdade, Bruno Mendonça e Rafael Silva não estariam aptos para disputar o campeonato. Porém, os dois lutadores foram chamados após desistências de atletas de outros países.

"Já entramos na reta final de pontuação visando aos Jogos de Londres. As competições até abril de 2011 valerão 50% dos pontos no ranking final e, de maio de 2011 a abril de 2012, os pontos conquistados terão peso integral”, comentou o coordenador técnico da seleção, Ney Wilson.

Atualmente, o brasileiro melhor colocado no ranking mundial é o paulista Leandro Guilheiro, terceiro lugar com 1020 pontos, atrás de Ivan Nifontov, da Rússia, e Jae Bum-Kim, da Coréia do Sul.

O Brasil ainda tinha oportunidade de participar do Masters com as presenças de Flávio Canto e Hugo Pessanha, mas os dois se recuperam de lesão e não defenderão o país no Azerbaijão.