Topo

Rafael Silva perde de campeão olímpico, mas fecha Grand Prix de judô com bronze

Rafael Silva, o Baby (de branco), também vem de medalha de ouro na Copa do Mundo de Budapeste - EFE/Szilard Koszticsak
Rafael Silva, o Baby (de branco), também vem de medalha de ouro na Copa do Mundo de Budapeste Imagem: EFE/Szilard Koszticsak

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/02/2011 16h23

O Brasil encerrou sua participação no Grand Prix de judô em Düsseldorf, na Alemanha, com mais um pódio. O peso pesado Rafael Silva caiu na semifinal diante do multicampeão Keiji Suzuki, do Japão, mas ainda assim faturou a medalha de bronze neste domingo.

Rafael Silva ainda deu trabalho para o japonês, conquistando um wazari contra o ex-campeão olímpico e mundial. Entretanto, ele não foi páreo para o rival no fim e perdeu por ippon. Apesar de superar o brasileiro na semifinal, Suzuki não teve a mesma sorte na decisão, onde caiu diante do alemão Andreas Toelzer.

Para chegar até a semi, Rafael Silva precisou de três vitórias na categoria para atletas com mais de 100kg. Em suas primeiras lutas, ele superou Daniel Mccornick (Estados Unidos) e Nodar Metreveli (Geórgia) por ippon. Depois, derrotou o alemão André Breibarth por punições.

Os outros brasileiros que lutaram neste domingo não conseguiram subir ao pódio. O meio-pesado Leonardo Leite ainda encerrou o torneio na quinta posição, somando pontos para o ranking mundial.

No último sábado, o Brasil já havia conquistado a medalha de ouro com a ótima performance de Rafaela Silva. A carioca superou as atuais campeãs olímpica e mundial para faturar a medalha de ouro da categoria leve (57kg).