Topo

João Derly escapa de cirurgia, mas segue fora de Londres-2012

Lesionado por um ano e meio, Derly não somou pontos no ranking mundial em sua nova categoria - Cristophe Simon/AFP
Lesionado por um ano e meio, Derly não somou pontos no ranking mundial em sua nova categoria Imagem: Cristophe Simon/AFP

Rodrigo Farah*

Em São Paulo

06/04/2011 14h40

O bicampeão mundial João Derly recebeu uma boa notícia dos médicos após perder a seletiva para voltar a ser titular da seleção brasileira do fim do mês passado. O judoca sofreu uma lesão leve em um dos ligamentos do joelho direito e a princípio não precisará ser operado. Apesar disso, o gaúcho continua sem chances de se classificar a tempo para as Olimpíadas de Londres-2012.

“Ele sofreu uma lesão parcial do ligamento, que podemos recuperar com fisioterapia. O problema foi uma pequena lesão meniscal, que pode ser tratada com uma artroscopia se ele não melhorar, mas vamos aguardar. Em dois meses, ele terá condições de lutar novamente”, afirmou o médico Luís Marczyk em entrevista ao UOL Esporte.

O problema é que Derly não tem condições de disputar os principais torneios fora do Brasil sem uma virada de mesa da CBJ. Como não assegurou o retorno à seleção principal, Derly não pode participar de competições com o Campeonato Mundial, o Masters e os Grand Slams fora do país.

Desta forma, não pode somar os pontos necessários para se classificar a tempo apenas com as Copas do Mundo, que seriam bancadas pela Sogipa.  

Ainda assim, o judoca garante que, de alguma forma, mantém esperanças de ir aos Jogos. “Agora eu estou confirmado no Grand Slam do Rio e na Copa do Mundo de São Paulo. Vou chegar lá e colocar para cima aqueles japonesinhos”, afirmou Derly por meio da assessoria de imprensa, lembrando dos dois torneios que o Brasil receberá em junho.

“Ainda não tenho uma data certa para retornar aos treinos no tatame, mas já faço musculação para reforçar o machucado. Vou me resguardar para ter a melhor recuperação possível”, completou.

*Atualizada às 15h18