Topo

Chuva de medalhas no feminino continua no segundo dia do Grand Slam

Guilheiro terá Elnur Mammadl, do Azerbaijão, como adversário na semifinal do Grand Slam do Rio - Cristophe Simon/AFP
Guilheiro terá Elnur Mammadl, do Azerbaijão, como adversário na semifinal do Grand Slam do Rio Imagem: Cristophe Simon/AFP

Guilherme Coimbra

No Rio de Janeiro

19/06/2011 14h05

Depois de conquistar três medalhas no sábado, incluindo um ouro inédito, o judô feminino brasileiro garantiu pelo menos mais três bronzes no último dia do Grand Slam do Rio. Nas semifinais, que começam às 16h, o Brasil será representado por Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Rochele Nunes (acima de 78kg). No masculino, o Brasil estará representado nas semifinais por cinco judocas em três das quatro categorias do dia, na que já é a melhor participação do judô brasileiro numa etapa de Grand Slam.

A gaúcha Mayra Aguiar começou o dia derrotando a colombiana Anny Cortés por ippon em apenas nove segundos. A vaga nas semifinais veio depois de uma vitória sobre a canadense Marylise Levesque, também por ippon, em menos de um minuto.

No masculino, João Gabriel Schlittler (acima de 100kg), convocado poucos dias antes do evento para substituir Leandro Gonçalves, lesionado, estreou com uma vitória wazari sobre o japonês Keiji Suzuki, campeão olímpico e bi mundial. Na segunda luta, venceu por ippon o lituano Marius Paskevicius. A categoria pode ter uma final verde-amarela, já que Daniel Hernandes também está nas semifinais na outra ponta da chave.

A categoria até 90kg também pode ser decidida por dois brasileiros. Por uma vaga na final, Tiago Camilo enfrenta o cubano Asley González. Hugo Pessanha, que defende o ouro conquistado no Grand Slam do Rio de 2010, terá que passar pelo japonês Takashi Ono, número dois do mundo.

O esperado confronto entre Flávio Canto e Leandro Guilheiro acabou não acontecendo. Voltando de uma cirurgia no joelho, Canto perdeu a primeira luta para o moldávio Sergiu Toma. Leandro Guilheiro vingou o companheiro ao derrotar Toma, atual vice-campeão europeu, e garantiu uma vaga nas semifinais.

Com 11 medalhas asseguradas, esta já é de longe a melhor participação do Brasil em uma etapa do Grand Slam de Judô, superando a performance do ano passado no Rio (um ouro, uma prata e quatro bronzes).

Brasileiros nas semifinais:

Maria Portela x Cecilia Blanco (ESP) – 70kg
Mayra Aguiar x Audrey Tcheumeo (FRA) – 78kg
Rochele Nunes x Gulsah Kocaturk (TUR) – acima de 78kg
Leandro Guilheiro x Elnur Mammadli (AZE) – 81kg
Hugo Pessanha x Takashi Ono (JPN) – 90kg
Tiago Camilo x Asley González (CUB) – 90 kg
João Gabriel  Schlittler x Janusz Wojnarowicz (POL) – acima de 100kg
Daniel Hernandes x Barna Bor (HUN) – acima de 100kg