Topo

Mundial de Paris vira termômetro em disputas brasileiras por Londres-2012

Vice-líder do ranking mundial dos 81kg, Leandro Guilheiro é aposta brasileira em Paris - AP
Vice-líder do ranking mundial dos 81kg, Leandro Guilheiro é aposta brasileira em Paris Imagem: AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/08/2011 19h07

O Mundial de Paris, que começa na madrugada desta terça-feira, vale um pouco mais do que o título para o judô brasileiro. Com a abertura das Olimpíadas de Londres-2012 a menos de um ano, o torneio francês servirá como termômetro para a Confederação Brasileira na disputa interna pelas vagas olímpicas.

O Brasil tem mais de um atleta bem ranqueado em pelo menos cinco categorias. E, como dois atletas de cada país podem competir, o Mundial virou o ambiente perfeito para observar os atletas em condições de grande pressão e contra oponentes de qualidade. Veja as principais disputas do Brasil no Mundial:

Tiago Camilo e Hugo Pessanha (90kg)

A disputa entre os dois médios (90kg) é a mais intensa do judô brasileiro. Camilo, dono de duas medalhas olímpicas e campeão mundial, é o sétimo colocado do ranking mundial, que vai definir o classificado para as Olimpíadas. Pessanha é o oitavo.

Os dois lutam na sexta-feira. Tiago estreia contra o alemão Aaron Hildebrand, campeão europeu sub-23 no ano passado. Hugo encara, em sua estreia, o letão Aigars Milenbergs.

Rafaela Silva e Ketleyn Quadros (57kg)

No feminino, Rafaela e Ketleyn opões juventude e experiência. Ketleyn foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica no judô, com o bronze em Pequim-2008. Depois das Olimpíadas, porém, enfrentou um momento ruim. Rafaela aproveitou e hoje é a 7ª colocada do ranking mundial. Ketleyn voltou a mostrar bons resultados, com pódio em sete eventos internacionais na temporada, e é a 25ª do ranking. As duas lutam na quarta-feira.

Daniel Hernandes e Rafael Silva (+100kg)

A disputa dos duelos também envolve experiência contra juventude, mas os dois envolvidos têm bons resultados para mostrar. Daniel, o veterano, é o 10º do ranking mundial. Pouco atrás está Rafael, 13º da lista, com sete pódios em 2011 em eventos do ranking. Os dois se enfrentaram na final da Copa do Mundo de São Paulo neste ano, com vitória para Rafael. A estreia dos gigantes será no penúltimo dia do Mundial, sábado.

Luciano Correa e Leonardo Leite (100kg)

Na categoria meio-pesado, a corrida é pela volta à boa fase. Luciano já foi um dos melhores do país no ranking mundial, mas hoje é o 17º colocado, após ficar sem competir em boa parte do primeiro semestre de 2011. Léo Leite, seu rival, é o 19º da lista, fazendo pressão no campeão mundial de 2007.

Leandro Guilheiro e Flavio Canto (81kg)

Na última categoria em que o Brasil enviou dois representantes para o Mundial, Guilheiro é o grande favorito. O judoca de Santos é o melhor brasileiro no ranking mundial, com o segundo lugar, incluindo títulos nas etapas do Rio de Janeiro e de Paris do Grand Slam nos últimos dois anos. Veterano, Canto é o 17º do ranking, não tem resultados internacionais em 2011, mas foi bem em alguns eventos do ano passado.

PROGRAMAÇÃO DO MUNDIAL DE PARIS

TERÇA-FEIRA (23/8)QUARTA-FEIRA (24/8)
No 1º dia, o Brasil defende 2 medalhas. Leandro Cunha é o atual vice-campeão mundial dos 66kg e Sarah Menezes foi bronze no último mundial nos 48kg. O outro brasileiro no tatame é Felipe Kitadai (60kg).Além de Rafaela e Ketleyn nos 57kg, o Brasil será representado por Érika Miranda (52kg) e Bruno Mendonça (73kg) no segundo dia de competição.
QUINTA-FEIRA (25/8)SEXTA-FEIRA (26/8)
O destaque do terceiro dia é Guilheiro nos 81kg (além de Canto). Entre as mulheres, é dia de Mariana Silva (63kg).O quarto dia tem o duelo entre Camilo e Pessanha nos 90kg e duas mulheres: Maria Portela (70kg) e a vice-campeã mundial Mayra Aguiar (78kg).
SÁBADO (27/8)DOMINGO (28/8)
No último dia de disputas individuais os mais pesados sobem ao tatame, com 5 brasileiros: Correa e Leite (100kg), Hernandes e Silva (+100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).Mundial por equipes
As eliminatórias começam sempre às 4h (de Brasília) e as finais são disputadas a partir de 9h30 (no domingo, a final por equipes começa às 9h). O Esporte Interativo e o UOL Esporte farão a transmissão das finais.