Topo

Judoca brasileiro Leandro Cunha disputa medalha de ouro no Mundial de Paris

Leandro Cunha (de branco) garante vaga na final do Mundial na categoria até 66 kg - Bertrand Langlois/AFP
Leandro Cunha (de branco) garante vaga na final do Mundial na categoria até 66 kg Imagem: Bertrand Langlois/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/08/2011 11h33

O brasileiro Leandro Cunha, o Coxinha,garantiu nesta terça-feira a classificação para disputar a medalha de ouro na categoria leva (até 66 kg) no Campeonato Mundial de judô em Paris, na França, pelo primeiro dia de competição.

Em sua campanha até a semifinal o judoca brasileiro venceu duas lutas aplicando ippon, contra o georgiano Shalva Kardava e o britânico Colin Oates, além de vencer com yuko nos duelos com o armênio Armen Nazaryan e o sul-coreano Jeong-Hwan An.

Na disputa da semifinal, Leandro Cunha encontrou uma luta mais defensiva diante do esloveno Rok Draksic e contou com duas punições ao rival por falta de combatividade para somar um yuko e administrar a vitória até se garantir na decisão em que enfrenta o japonês Masashi Ebinuma.

Cunha havia disputado a final da categoria também no ano passado, quando acabou perdendo e ficou com a medalha de prata. Na ocasião ele venceu o duelo com o japonês durante as oitavas de final.

Sarah Menezes leva bronze com ippon

Primeira mulher brasileira a subir ao tatame no primeiro dia do Mundial de Paris, a judoca Sarah Menezes, de 21 anos, conquistou nesta terça-feira a medalha de bronze na semifinal da categoria até 48 kg ao bater a francesa Frederique Jossinet.

Kitadai para nas oitavas de final

O brasileiro Felipe Kitadai acabou eliminado nas oitavas de final ao perder para o uzbeque Rishod Sobirov, melhor do ranking mundial na categoria ligeiro (até 60 kg).