Topo

Mayra é semifinalista, Pessanha supera Camilo, mas ambos ficam fora do pódio

Mayra Aguiar (branco) durante a vitória sobre a alemã Luise Malzahn - REUTERS/Yves Herman
Mayra Aguiar (branco) durante a vitória sobre a alemã Luise Malzahn Imagem: REUTERS/Yves Herman

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/08/2011 09h40

O Brasil ainda luta por medalha nesta sexta-feira no Mundial de Paris, mas sua maior aposta está eliminada. Tiago Camilo, dono de duas medalhas olímpicas e um título mundial, foi eliminado nas quartas de final dos 90kg e não volta mais ao tatame. A gaúcha Mayra Aguiar está na semifinal dos 78kg. O carioca Hugo Pessanha, também nos 90kg, chegou à repescagem, mas perdeu.

Camilo, 7º colocado no ranking, venceu três lutas por ippon (o alemão Aaron Hildebrand, o senegalês Tabane Paye e o sul-coreano Dae-Nan Song), mas caiu no quarto combate. Contra o ucraniano Valentyn Grekov, três vezes campeão europeu, perdeu por um waza-ari.

Melhor para Hugo Pessanha, oitavo do ranking e seu rival direto na briga por uma vaga nas Olimpíadas de Londres, no ano que vem. Os dois disputam, ponto a ponto, a liderança brasileira na lista FIJ. Pessanha também perdeu, para o grego Ilias Iliadis, líder do ranking mundial, campeão olímpico e mundial, nas quartas, e para o sul-coreano Kyu-Won Lee, campeão mundial. Mas como chegou à repescagem, soma mais pontos do que o rival – a diferença, antes do Mundial, era de apenas dois pontos.

Atual vice-campeã mundial, a gaúcha Mayra Aguiar é a única que ainda não perdeu do time brasileiro. Ela venceu suas três primeiras lutas por ippon (a camaronesa Hortence Atangana, a alemã Luise Malzahn e a húngara Abigel Joo), foi à semifinal e agora enfrenta a japonesa Akari Ogata, bronze no último Mundial, por uma vaga na decisão.

Maria Portela foi a outra brasileira a lutar no dia. Com duas punições, ela perdeu para Rasa Sraka, da Eslovênia, nas oitavas de final na categoria até 70 kg.